segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Siri peitola

Já imaginou encontrar após vários anos um velho companheiro de bar, desses de varar a noite tomando todas e depois ainda sair para a “batalha”, garanhão imbatível e insaciável, e descobrir que ele está um tantinho, digamos, diferente:
— Luizão?! É você mesmo?!?!
— É Luana... Sim, sou eu mesmo, mas agora é Luana...
— E essas... protuberâncias... Silicone?
— Monóxido de carbono.
Pode parecer brincadeira, mas é sério: cientistas descobriram que a poluição, além de todos os males há muito conhecidos por todos, pode ser um terrível agente de transexualidade. Não para os seres humanos, por enquanto. Não para nosso amigo Luizão e não, também, com consequências físicas tão visíveis. Mas – e aí já é quase uma constatação científica – com capacidade para causar profundas e irreversíveis alterações hormonais.
A transmutação, os cientistas descobriram, está ocorrendo com caranguejos no litoral Sudeste do Brasil. O risco, porém, ao contrário de nosso reencontro fictício, não é o Luizão transformar-se em Luana, mas exatamente o oposto. São as fêmeas que, submetidas à poluição, estão sendo induzidas a produzir maior quantidade de hormônios masculinos e, em consequência, ficando masculinizadas. É a Luana que está pisando mais duro e virando Luizão.
O agente poluidor responsável é provavelmente o tributilestanho (TBT), composto presente numa tinta (proibida em países como Japão e França) com que os pescadores pintam os barcos para evitar que algas, cracas e mexilhões fixem-se em seus cascos. Há alternativas não poluentes para essa tinta, mas o baixo custo e a alta eficiência tornam mais viável, para os pescadores, a opção envenenada.
O caranguejo afetado é o ermitão da espécie clibanarius vittatus. Em 13 estuários onde houve análise, entre Cananeia (SP) e Paraty (RJ), biólogos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) registraram a presença do composto TBT nos órgãos dos crustáceos. E em três desses 13 pontos mapeados foram coletados ermitões com os dois sexos. Como não existe hermafroditismo na espécie, os cientistas acreditam ter descoberto um processo de transexualidade em andamento.
O índice de Luanas transformando-se em Luizões ainda é baixo – apenas 5% dos animais coletados – mas já deu para alarmar. Se comprovado que o agente causador da transformação é o tributilestanho e se o componente não for eliminado da tinta, a tendência é que todos os hermafrodistas acabem por transformar-se em machos. E que, no futuro, o processo possa atingir todas as fêmeas da espécie.
Os biólogos vão experimentar em laboratório se o TBT é mesmo o culpado pela mudança hormonal, submetendo machos, fêmeas e hermafroditas a doses do veneno, enquanto outro tanto dos três sexos permanecerá em águas não contaminadas, como forma de estabelecer comparações. Ao mesmo tempo, deve ampliar o mapeamento de estuários em direção ao Sul do País, para quantificar até onde vai a contaminação.
De minha parte, acho que os cientistas devem apressar-se. Não tenho nada contra Luizões – mesmo que sejam ex-Luanas – mas fico preocupado com o destino da humanidade: onde iremos parar, se não conseguimos manter o equilíbrio sexual nem mesmo no mar?

15 comentários:

Blog do Morani disse...

24/08/09

Amigo Zanfra:

Estou com você, nessa sua preocupação com as mutações em nossos crustáceos. Também nada tenho contra os Luizões, ainda que ex-Luanas. O que deve interessar a todos é o equilibrio, na Natureza, do mundo animal e principalmente ao conjunto de mares, que é um universo ainda desconhecido, onde merce a tantos "envenenamentos" pode bem haver casos mais escabrosos ao apontado por sua crônica. Em Natal, na Praia da Redinha, os que conhecem os prazeres em se comer um desses
crustáceos preferem as fêmeas. Ao meu gosto, era indiferente. E era maior o prazer se caçados por nós nos mangues. E como era!

Cintia disse...

Que susto!
Pensei que teria algo a ver com alguns seus recentes reencontros com velhos amigos !
Mas ha outros favores que causam a mudanca de sexo. EStava assistindo a uns programas sobre o Coral Reef da Autralia e alguns peixes, por necessidade, mudam de sexo..

José Luiz disse...

Já estou imaginando o diálogo: Nossa! como a boneca está poluída hoje...!

cilmar machado disse...

É, o mar não está pra peixe, Zanfra.Informação interessante, mas endosso a preocupação do Moroni: o cuidado que devemos ter para com o desconhecido universo marítimo. Já a transsexualidade, tanto em carangueijos quanto em humanos, não tenho nenhum preconceito ou preocupação. Ainda confio em meu taco e nem cheiro tinta...
Parabéns pela fidelidade informativa. Já havia lido sobre o assunto, mas não tão didaticamente explicado como o seu artigo.

Vico disse...

A coisa está feia. As constantes agressões do homem contra a natureza não apenas nos farão morrer mergulhados numa enorme enchente: estaremos, além disso, todos de sexo trocado.

Marco Antonio Zanfra disse...

Cíntia: o único dos velhos companheiros de bar que mudou fui eu mesmo, ao pedir uma Fanta no meio daquele monte de garrafas de cerveja.

Kafka disse...

Dos seus amigos eu não posso falar nada, mas os meus eu garanto: quem era um "garanhão incansável" continua papando todas; quem pisava leve sobre os nossos corações sedentos de amor continua desfilando o charme em nossa passarela. Não há poluição que os derrube.

Fabiano Marques disse...

Bah! Se isso continuar, vai ter mudança na marchinha:
Olha o caranguejo do Zezé
será que ele é?
será que ele é?

Outra piada pronta:
A nova espécia vai passar a ser chamada de caranGAYjo.

Mais uma piada:
Vejam o vídeo do
http://emcimadapauta.blogspot.com

Propaganda Zanfra! Propaganda! É a alma! Almadilha da humanidade. hehehe

abrasssss

Marco Antonio Zanfra disse...

Não seria mais fácil você dizer: cliquem ali ao lado, no Blog do Fabiano?

Regina disse...

Interessante!....mas não seria o caso dos barcos terem outro material e não ser necessário utilizar a tinta?..kkkkkk

Anônimo disse...

Caro Zanfra

É como o pessoal diz: O mundo é dos Gays. Tão invadindo até o mar.Quem segura essa onda?

Abraços

Anônimo disse...

O Anônimo acima sou eu, Serafim

Marco Antonio Zanfra disse...

Só uma perguntinha, Serafim: que "pessoal" é esse que está dizendo que o mundo é dos gays?

Kafka disse...

Discordo de quem quer que esteja falando que o mundo é dos gays, como quer nos convencer o Serafim. Isso está me parecendo heterofobia. Se for, quero liderar um movimento para considerá-la crime, assim como acontece com a homofobia.
K...

Eliz disse...

Oi Zanfra,

Tadinhos dos caranguejinhos, pois caso esta mudança de sexo continue ocorrendo, logo logo faltará carangejinhas para namorar ( se é que esta espécie tenha o nosso método de reprodução)... Será mais um caso de extinçã. Precisamos rever os nossos atos antes que acarrete a destruição da própria humanidade.