segunda-feira, 20 de abril de 2009

Miss Plica

Quando a gente pensa que nada mais nos surpreende, que a corriqueirice das falcatruas nos torna imunes a sobressaltos e espantos, vem aí um prosaico concurso de misses para provar que a criatividade humana para desvios de conduta não se esgota facilmente.
Diante do escândalo das passagens aéreas, diante da categórica postura de que família dos deputados é sagrada e de que, portanto, nós temos todo o direito de pagar-lhes as viagens de férias, essa das misses parece ser apenas uma mentirazinha inocente, sem conseqüências mais graves. Mas o fato de não nos surpreendermos não tem de significar necessariamente que não possamos indignar-nos.
Pois li na “Folha Online” de sábado que a representante de Itapecerica da Serra no concurso de Miss São Paulo – a gracinha dessa foto aí acima – é mineira e conhece a cidade que representa “só pela internet”. Como assim? Nem pisar em solo itapecericano, ainda que fosse numa rápida descida do ônibus na rodoviária para tomar café, ela pisou? Como alguém pode representar uma cidade num concurso de nível nacional se mal sabe localizar essa cidade no mapa?
Funciona assim? É como se um executivo telefonasse para uma agência de acompanhantes e encomendasse uma moça para fazer-se passar por sua esposa numa recepção? A partir dessa premissa, é possível, então, Osasco ou Ribeirão Pires arrumarem um dinheirinho e contratarem Scarlet Johanson ou Jéssica Alba para que as representem no concurso?
Quando li a chamada da matéria, achei que ela teria um tom de denúncia. Mas não: lá dentro, o texto diz, sem qualquer sinal de agastamento, que “para ser miss São Paulo, não é necessário ser paulista nem morar no Estado. A atual dona do título, Janaína Barcelos
, nasceu em Contagem (MG), e a vencedora de 2007 é a goiana Sabrina Rhoden. Neste ano, mais uma vez candidatas ‘de fora’ marcam presença, como a miss Itapecerica da Serra, Michely Baptistele, 24, mineira que assumiu conhecer ‘só pela internet’ a cidade que representa”.
Ora, entendo que uma mineira ou uma goiana possam muito bem representar uma cidade paulista em qualquer concurso, desde que morem lá o tempo suficiente para serem incorporadas ao patrimônio da cidade. Participei de um concurso literário em Santa Catarina em que, para inscrever-se como “candidato local”, você precisaria comprovar que morava há pelo menos cinco anos no Estado. Se para qualquer inscriçãozinha furreca – até para conseguir desconto no Beto Carreto World - você tem de apresentar comprovante de residência, por que a exigência não se aplica ao concurso de misses?
Posso estar exagerando em minha indignação – mesmo porque a alienígena nem ganhou o concurso, vencido por uma campineira (nascida em Campinas, acreditam?) – mas peço que compreendam meu mau humor: é difícil manter a ponderação depois de ver o time perder a chance ser bicampeão paulista mesmo tendo liderado o campeonato inteiro.

35 comentários:

Anônimo disse...

Por que tanto espanto? O Sarney não é Senador pelo Amapá?
Um grande abraço
Maria Gilka.
Por favor visitem o site www.arbasp.com.br e deixem um comentario.
Pela primeira vez nos meus 75 anos fui candidata a Comissão Fiscal da APBA.
O Mauricio Ferreira, presidente do Conselho, começou dizendo que eu não poderia registrar a minha candidatura, porque todas as chapas já estavam completas e o prazo acabado. Isso no dia 4 de fevereiro, quando a eleição estava marcada para 28 de março.( uma topeira?ou má fé mesmo?) Depois disse que não podia me fornecer os nomes e os endereços dos associados porque eu iria incomoda-los enviando o meu "santinho" pedindo voto. Depois ele e o presidente da Diretoria enviaram uma carta para os associados pedindo votos para eles e a relação dos candidatos onde mesmo sendo chapa única, o nome de Walter Handro e Idely Borghi, constavm como candidatos a diretoria e ao Conselho. O estatuto da APBA diz que os membros do Conselho qunto ocuparem cargos de diretoria , perdem o seu mandato de Conselheiros .
Nessa eleição segundo o Estatuto seriam eleitos 5 membros efetivos do Conselho e 10 suplentes.
Hoje soube que escolheram para presidente do Conselho, o cargo mais importante e com maior poder Silvio Pereira Brasil um dos 10 suplentes.
Não houve cerimonia pública para a transmição dos cargos, e nem festa, e os associados não foram convidados. Eles mesmos se reuniram como bons mafiosos, o que era presidente do Conselho hoje é presidente a Diretoria,ninguem prestou contas da adminstração e nem do conselho.
Existe o artigo 13 que diz " Estão sujeitos à perda do direito de associado 3- Os que, em atos púlicos, fomentarem a desarmonia entre os associados e prejudicarem o bom nome da Associação. "
Em outras palavras os associados não pode nem denunciar as fraudes.

Frank Maia disse...

o seu time tb está cheio de 'aliens', Zanfra! Se fosse no Beto Carreiro ngm entrava hauhauhua

Carlão disse...

MAMMA MIA HEIN MARCÃO
O VERDÃO NÃO VAI MESMO
O PROBLEMA ESTA NO MEIO DE CAMPO
A GRAMA ESTA MUITO ALTA
UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Zanfra,

Não sei se conhece a região da Savassi em Belo Horizonte. Em determinados dias você vê uma miss em cada quadra. Não me desfazendo das paulistas, porque nenhuma mulher merece ser desprezada, mas que a mulher mineira merece o seu devido lugar, isto não pode ser negado. Se cidades paulistas necessitarem de mais belas garotas para representá-las, aconselho-as vir encontrá-las em Minas ou lá no Rio Grande do Sul.

Blog do Morani disse...

20/04/09

Não tiro em hipótese alguma a razão do Zanfra nem a sua estupefação diante da eleição de uma mulher mineira como representante do estado de São Paulo. Relamente, a candidata deveria ter feito um "estágio" de, pelo menos, dois anos para incorporar o patrimônio de paulista ou de paulistana. Como foi por ele mencionado, o concurso literário em Santa Catarina exigiu fosse natural do estado qualquer candidato ao prêmio, e por que não se usar o mesmo critério para o concurso de Miss São Paulo? São Paulo tem mulheres lindíssimas capazes de concorrer a Miss Universo. E mulheres, todas, são belas; existem mulheres sem vida ou sem charme tanto mineiras, paulistas, cariocas, gaúchas, catarinenses, norte-riograndenses
etc.; essas, cor a jambo, são de enlouquecer até um septuagenário como este que escreve o presente comentário.
A CESAR O QUE É DE CESAR E A SÃO PAULO O QUE É DE SÃO PAULO. Falei!

Meus cumprimentos friburguenses.

Blog do Morani disse...

Ao Carlos Martí:

Obrigado por me dar a liberdade de tratá-lo por você. O que você fez foi relamente destrinchar o imbroglio usado por, vamos dizer, distribuidores que sem vexame a nada jogam em nossas farmácias medicamentos piratas, com datas vencidas e adulteradas, por quem desconheço, bem como as origens desses medicamentos, mas os proprietários desse tipo de comércio conhecem e sabem sobre o remédio, sua procedência e o seu valor como positivo no tratamento de diversas doenças. E o povo brasileiro é um dos mais doentes do mundo e não preciso dizer as razões, que são óbvias. Você falou em cervical. Faça uma idéia de como sofro com uma com graves problemas. Pensei em acupuntura. Para o desvio de septo, faço mesmo massagens do-in, proximas às aletas nasais, com um óleo de nossa Amazônia; o óleo de COPAIBA, de uso externo e interno. Conheço o adesivo que você menciona. Ele é usado por atletas de todas as categorias de esporte. Pode dar certo a mim. Vou experimentar, pois não há contra-indicação ao seu uso. Se não resolver ou me trouxer qualquer reação, paro logo.

Meus sinceros respeitos.

José Luiz disse...

Uai, sumiu meu comentário...se aparecerem dois, por favor delete um. Resumindo: o Sarneý, como bem o disse a nossa prezada Maria Gilka, é senador pelo Amapá; o Felipão jogou contra o Brasil como técnico da Seleção Portuguesa, o Zico, a do Japão; o volei de praia da Georgia é de brasileiros (na Olipíada foi assim); e assim por diante, meu caro Zanfra. O que manda é a sobrevivência, acima de tudo.
abs

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
Ó messa!!!!Cheguei até a comentar com minha filha que a gracinha de Itapecerica é muito parecida com uma amiga dela, só que esta é loira,itapecericana legítima. Estranhei tal participação,tentei ver alguma notícia,porque o tipo da moça não é bem característico da região.Morei lá por 19 anos.
Vou ficar em amenidades mesmo.A minha candidata era a moça de Botucatu, que nem entre as 12 ficou.Mas essa atitude, acredito ser mesmo de sobrevivênvia,necessidade de abraçar a fama de qualquer maneira e quem sabe..ela , muito bem informada acha que isso é sòmente "globalização".Vai saber....ksksksks.
O que me conforta é que meu time de coração decidirá o campeonato paulista.
Abraço.
sonia carotta (entro como anonimo...mas faço questãode me identificar).

Rui disse...

Você a chamou de alienígena?ET FROM HOME(R.Antôni Carlos Ferreira,95).

Cintia disse...

Acho que os Bambis e os porcos estao saltitando juntos... buaaaa!!

Mas pra que serve uma miss, mesmo?

Marco Antonio Zanfra disse...

Rui: alguém aqui de casa comentou que alguém aí da rua Antônio Carlos Ferreira, 95, está ficando mais saidinho à medida que os anos vão passando inexoravelmente debaixo da ponte...

Vico disse...

Desculpe, mas não aceito esse papo de sobrevivência para justificar o caso da miss "importada", porque não aceito simplesmente que os fins possam justificar os meios. Nem tudo pode ser permitido para que as pessoas sobrevivam. Tem que haver limites morais para tudo. Essa justificativa pode servir para nossos queridos deputados dizerem que usam as passagens porque não conseguiriam sobreviver e sustentar a sagrada família apenas com o "minguado" salário que recebem pelo "exaustivo" trabalho. Desculpem novamente, mas estou indignado!

Eliz disse...

Oi Zanfra,

Pelo menos para ser Miss Brasil a candidata deve ser brasileira nata ou naturalizada... Assim, não corremos o risco de uma argentina ou pior (na minha concepção) paraguaia tornar-se Miss, a não ser que passea a ser naturalizada, mas aí não temos como evitar....

Carlos Martí disse...

Morani, espero poder ter sido útil.

Cintia, quando descobrir para que serve, você me avisa. pensei que fosse para dar cartaz ao Antoine Saint Exupery.

Então, o jurado do concurso de miss España contava com a presença do embaixador russo que, durante a sessão "às vezes também uso a parte de cima do corpo", perguntou para uma das meninas: "-o que você conhece do meu país?". Ela, não teve dúvida: "-adoro a rússia, principalmente, a salada russa." Brilhante!

Marco Antonio Zanfra disse...

Vai querer me convencer de que a salada russa sequer foi inventada na Rússia? Ora...

Cintia disse...

Pelo menos ela nao disse que adora a "roleta russa"..

Sera que elas ainda leem o Pequeno Principe?

Carlos Martí disse...

A salada russa, realmente, é russa. Mas também é uma "tapa" tradicional dos bares espanhóis. Ficou claro que o tal jurado perguntava sobre a cultura e costumes russos. E não se pode dizer que a moça o tenha decepcionado. Jajajaja. Desconheço a origem da roleta russa.

Carlos Martí disse...

O Pequeno Príncipe era a leitura declarada delas na minha juventude. Agora, imagino, será algo do tipo Paulo Coelho.

Marco Antonio Zanfra disse...

Pois é, e sem querer a Cíntia deu uma importante dica a respeito de sua insondável - para alguns - faixa etária. Mas eu acho que hoje nem Paulo Coelho elas lêem mais: há vários títulos de autoajuda muito mais aptos a frequentar os criados mudos das moçoilas.

Bonassoli disse...

Eu voto na Scarlet Johanson!

Cintia disse...

Ops!

Cintia disse...

Mas voce nao sabe qual edicao d' O Pequeno Principe eu li...!

Anônimo disse...

Zanfra vc está pra lá de desatualizado nego! dizem que a Miss Campinas é baiana oxente. dorme com essa.

Marco Antonio Zanfra disse...

Epa, peraí! Se alguém vai ter de 'dormir com essa', não serei eu. Na "Folha Online" de domingo, saiu: A campineira Silvia Novais, de 22 anos, foi eleita a nova Miss São Paulo, após concorrer com outras 32 candidatas neste sábado (18) ao título de mais bela do Estado.Pelo que me lembro dos gentílicos, campineiro é quem nasce em Campinas, não é?
Cíntia: ouvi dizer que você leu "Le Petit Prince" no original, autografado pelo autor, quando o "Zé Perri" pousou na praia do Campeche, em Florianópolis, na década de 20, numa de suas viagens a serviço do correio aéreo francês.

Cintia disse...

Ufa!
Pensei que voce ia dizer que eu li em Latim!
Onde foi mesmo que a aviao dele desapareceu?

Marco Antonio Zanfra disse...

Diz que o avião dele desapareceu em 31 de julho de 1944, durante vôo de reconhecimento (Segunda Guerra. Ele foi abatido a tiros sobre Grennoble, na França (Wiki é cultura!)

Marco Antonio Zanfra disse...

Tá bom, dou meu braço a torcer: depois de exaustiva e secreta (porque estava em horário de trabalho) pesquisa, descobri que a morena Sílvia Novais nasceu mesmo na Bahia. Mas mora em Campinas desde os dois anos de idade. Aos 22, ela tem, portanto, vinte anos de "firma". Diferente daquela que conhece Itapecerica pela internet.

Rui disse...

Morreu ou desapareceu durante a segundona,mas batizou uma lagoa incrível(Acho que minhas sobrinhas não acham tão incrível assim).

FAROFEIRO ASSUMIDO disse...

Morreu ou desapareceu durante a segundona,mas batizou uma lagoa incrível(Acho que minhas sobrinhas não acham tão incrível assim).

Rui disse...

Só mais uma coisinha...A ´Cíntia podia muito bem ter lido em Sânscrito,já que tem habilitação para isso.

Sr.Furtado disse...

Aproveitando que o espaço é bem democrático,gostaria de anunciar o seguinte:"Vendo Chevette bege,placa UP 2070.Preço a combinar"Se não for excluído dessa vez das newsletter....

Anônimo disse...

Desconfio que o Sr. Furtado revela sua verdadeira identidade pela ausência de espaços depois dos sinais de pontuação. Vos é familiar? (familiar, pegoaram? familiar)

Cintia disse...

é ele! Sim, é ele mesmo! Reconheco a ausencia dos espacos!!

A-ha!! Te pegamos senhor "Furtado" hehe

Blog do Morani disse...

27/04/09

Amigos deste espaço:

A informação sobre a morte de Antoine Saint-Exupéry, de acordo com o livro TERRA DOS HOMENS de sua autoria - um livro cheio de poesia do principio ao fim -, deu-se em pleno Oceano Atlântico no dia 31/07/1944, em sua última viagem para a Aeropostale. Levantou voo às 08:30h daquela manhã e não mais regressou à base. O escritor já havia abandonado os voos e ensinava matemática em Argel, para onde se retirou. Voltou a voar por insistência do Coronel Chassin. Estava na Córsega, ao levantar voo naquela data,para nunca mais ser visto.

Marco Antonio Zanfra disse...

Só compus uma música em parceria: foi o samba-enredo do bloco 'Nóis sofre mais nóis goza', da Folha, em 1979; meu parceiro, que entrou com a melodia e o refrão, foi Osvaldinho Macunaíma, também repórter de polícia.