segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Caiu na rede

Quem nos enviou a foto deste pitéuzinho aí à esquerda foi o amigo Ricardo Câmara, contumaz e indispensável frequentador de nosso espaço de comentários, que a fez acompanhar-se de um breve mas incisivo recadinho: “Esta é uma colaboração que copiei do ‘Globo Online’ para o blog Fala, Zanfra! Acredito que sirva de inspiração para a sua próxima crônica.”
Pois serviu, caro Ricardo. Não só a, digamos, concepção artística da moça, mas a história por detrás do retrato. Algo que certamente irá mexer com a segunda-feira de meus poucos mas sensíveis leitores.
Pois saibam que a senhorinha aí da foto não sustenta mais, atualmente, tanto viço e elasticidade, visto que esparramou-se diante da câmara, empunhada pelo então marido, há exatos 55 anos. Hoje, aos 75, ela não pretende ver brotar libidos ou inspirar onanistas com a exibição de sua gloriosa nudez, mas apenas faturar uns trocados que lhe garantam, quem sabe, caixa suficiente para comprar uma poltrona, ainda que de segunda mão.
“Ouvi dizer que os homens pagam por essas fotos e eu preciso muito de dinheiro”, resumiu a versão atualizada da graciosa lourinha. Marianne, a outrora exuberante e desinibida alemãzinha, vive num apartamento em Berlim totalmente despojado de mobília, que foi usada como moeda para quitar dívidas ou carregada por amigos do alheio. Sequer uma cadeira serve-lhe de apoio ao peso da idade, impossibilitada de recuperar os bens com a minguada aposentadoria que lhe sobra após quitar o aluguel e as contas mensais.
Algumas fotos eróticas seriam, pois, o único “tesouro” que lhe resta para vender, saldar dívidas restantes e, quem sabe, tentar garantir o aconchego de uma almofada para tomar seu leitinho morno de todas as noites.
A situação não deixa de ser tocante. Mas fico imaginando se as fotos tivessem sido feitas hoje, por algum desses milhares de exibicionistas que fotografam as incautas namoradas e em menos de 24 horas disponibilizam a imagem na internet, para que o mundo todo veja “quem eu estou pegando”. Já pensaram? Quem iria pagar por uma foto – ainda que fosse para ajudar uma velhinha a sentar-se confortavelmente – se pode consegui-la gratuitamente na rede?
“Cair na rede” é uma situação cada vez mais comum, com vítimas anônimas ou nem tanto – como a cantora Rihanna e a teen star Vanessa Hudgens. Numas de compartilhar as intimidades com o namorado, as moças acabam vendo os pixels mais íntimos de seus corpos distribuídos no atacado pela internet, com maior ou menor definição, na íntegra ou com adaptações, em arquivo JPG ou GIF. O culto ao corpo e ao ser erótico acaba virando uma quitandinha.
Talvez o retrato de nossa alemãzinha valha como antiguidade: do tempo em que as fotos eróticas como essas ficavam apenas entre duas pessoas.

27 comentários:

Ricardo Câmara disse...

Prezado Zanfra;
Gostei da postagem e da maestria como conduz a estimada crônica.Devo-lhe ressaltar, que antes de enviar essa colaboração,eu havia produzido um texto sobre a alemã e enviado para alguns jornais, porém, até o momento, nenhum deles o publicou, passo a enviar na íntegra e com exlusividade, o texto em questão, para o blog Fala,Zanfra! como a seguir:

O Tesouro de Marianne
Chegar a uma velhice marcado pelos percalços da vida, sem apoio financeiro, sem companhia, apenas restando uma irrisória aposentadoria, uma alemã da cidade de Berlim, na Alemanha, Marianne L. resolve resgatar suas fotos eróticas tiradas pelo marido à época e expô-las à venda ( O Globo-28/10/2009).
Hoje aos 75 anos, Marianne declara que para sobreviver naquele país com um baixo salário que recebe, somente as fotos seria a solução encontrada, pois sendo o único bem que lhe resta, o passado se encarregaria de mostrar os posters das belas curvas de uma uma bonita loira.
O tempo cruel e estigmático não poupou as aparências do corpo plasmado de Marianne na sua juventude, mostrando-lhe a realidade que não se pode fugir. Para ela, apenas o tesouro enterrado na lembrança fotogênica da mocidade lhe renderia o suficiente para comprar um sofá ou uma cadeira, que é o seu desejo.

Marco Antonio Zanfra disse...

É isso aí: Ricardo Câmara mata o tema e mostra o texto. Agora, cá para nós: em seus áureos tempos, a Marianne mereceria muitas crônicas, né não?

Ricardo Câmara disse...

Claro; não só muitas crônicas,como uma assídua concorrência para conquistar o coração da bela loira...

Vico disse...

Eu ia escrever para dizer que "pitéuzinho" não tem acento, mas desisti: quem ligar para isso com um pitéuzinho desses diante dos olhos?

Blog do Morani disse...

a Internet transformou-se em um grande e internacional mercado onde se compra e se vende de tudo.
A ex-lourinha alemã Marianne, aos 75 anos não pode estar mais assim, embora haja uma atriz italiana de mais idade - Sofia Loren - capaz de vender sua beleza nua com sucesso, mas, tentar sobreviver sujeita a esse expediente, essa nossa lourinha faria melhor coisa recorrendo à Previdência de seu país para reajuste de sua aposentadoria. Se ela vivesse nesse nosso Brasil... morreria com o que ganhasse, e passe-se a mão ao toco. O processo de reajuste dos aposentados está mofando numa das gavetas da Mesa Diretora de nossa Câmara.
Não sei a razão de nossa Marianne não poder viver com o que recebe. A Alemanha dispões de uma das redes de serviços sociais mais abrangentes: 27,4% do PIB são destinados aos gastos sociais, enquanto os EUA investem apenas 14,7, sendo a média da OCDE de cerca de 20,4%. Quem deu esse impulso foi o chanceler do Reich Otto Von Bismarck. Sob sua égide ficou instituida a Seguridade Social como meta primordial da política alemã de aposentadoria. De lá para cá, foi totalmente ampliada e melhorada. E agora, Marianne?

Marco Antonio Zanfra disse...

Pelo material que eu recebi do Ricardo Câmara, Morani, sobram apenas 146 euros (cerca de R$ 372) para ela passar o mês todo, depois de pagos o aluguel e as contas mensais. No Brasil, aposentado dá nó em pingo d'água, mas aos alemãos falta esse talento.

Gleydson disse...

Que situação, hein? Tomara que ela consiga vender as "preciosidades". Tem tarado pra tudo, né?

Abraços!

Marco Antonio Zanfra disse...

Não entendi. O que ela quer vender são os retratos antigos, tirados na tenrura de seus vinte aninhos. Ninguém falou que ela quer posar agora.

cilmar machado disse...

Sabe que a loirina deu uma boa idéia, inclusive para os homens? Já tem nêgo aí, beirando os 75, que está entrando em contato com a revista G, tentando vender fotos daqueles tempos em que era forte e varonil?
Se a moda pega, sô! KKKKKKK

cilmar machado disse...

Mas amigos, a questão é se a atitude da velhinha da Alemanha poderá ou não virar moda aqui também. Não acredito nisso, a não ser que as fotos a serem vendidas sejam de outro tipo. Explico melhor: com tanta mulher que já tirou a roupa para as revistas, com tão poucas celebridades brasileiras que ainda não se apresentaram ao público como vieram ao mundo, não se admire se, daqui 40 ou 50 anos, surgir um anúncio na internet ou na imprensa em que uma celebridade porá à venda fotos de sua juventude em que aparece recatada e elegantemente vestida da cabeça aos pés. Talvez pelo ineditismo, tais fotos provoquem igual ou maior curiosidade que as da alemãzinha senil e empobrecida...

Kafka disse...

Difícil crer que possa ocorrer uma "reversão de expectativas", Cilmar. Antigamente, a moçada se animava quando via um pedaço do tornozelo da moça, mas o desnudamento total foi tão rápido que um pedaço do tornozelo, hoje, deve interessar apenas aos ortopedistas. É certo que as fotos escancaradas acabaram com os mitos (inclusive ginecológicos), e "um pouco de mistério", de erotismo velado, tem seus admiradores (normalmente, pessoas de bom gosto), mas dificilmente o retorno aos vestidos longos, abotoados até o pescoço, terá seus adeptos. A menos que sugira transparência ou tenha aberturas reveladoras...

Blog do Morani disse...

Tá certo, meu caro amigo Zanfra:

O euro vale hoje R$ 2,55. Como tudo na Alemanha de Merckel é bem caro - minha filha que o diga - ela tem mesmo que se virar. Agora, é como diz essa minha filha: o alemão, de modo geral, não come alimentos como os que aqui comemos nós. As refeições por lá são diferentes, leves, e as escolhas podem variar para que sobre algum no final do mês. Agora, os nossos aposentados, tadinhos, nem deixando de comer, sobra algum.

Jacinto disse...

Oi Zanfra,

Se a moda pega (e, é claro, der lucro) vai ter gente vasculhando tudo que é gaveta prá tentar negociar a foto da sogra. Mata dois coelhos com uma "caxadágua" só.

Um abraço,

Jacinto.

Marco Antonio Zanfra disse...

Mas será que aquela "bruxa véia" já teve momentos que valeriam fotos "negociáveis"? Ou foto de sogra só presta mesmo para encruzilhada?

Gennara Vitti disse...

A situação não deixa de me provocar uma leve tristeza, porque ao que tudo indica ela posou por amor, e não para vender a foto numa situação de desespero. Teria passado pela cabeça de alguma pessoa que, 50 anos depois de uns momentos sensuais e descontraídos entre duas pessoas que se amavam, as fotos seriam usadas para tentar reverter uma situação de penúria? Não parece, embora possam me achar exagerada, que ela está vendendo a própria alma, já que não fez as fotos com fins comerciais? Ela não estaria vendendo seus momentos felizes para que não lhe restem apenas momentos de tristeza?

Vico disse...

A Gennara tocou fundo e sensivelmente na questão, embora para muita gente não dê importância ao tipo de sentimento que ela suscitou. Vender uma foto que foi tirada na intimidade de uma vida em comum tem o mesmo significado de negociar uma correntinha de ouro que foi presente da bisavó querida. Onde entra o valor sentimental?

Marco Antonio Zanfra disse...

A gente pode fazer o seguinte: vocês dois vão lá, compram uma poltrona para a anciã e a livram da necessidade de vender suas fotos. Simples.

Serafim disse...

CARO ZANFRA

Falando em sogra,a minha foi eleita miss Cerquilho 3ª Idade.´Deve ter sido um pitéuzinho na mocidade.Será que se eu afanar umas fotos de quando era jovem eu consigo "uns trôco".Afinal,sogra tem que ter alguma serventia.

Mudando de assunto:Onde anda a prima Cintia?Tá de férias?

Abraços

Cintia disse...

Cheguei!!
Estava em Sao Paulo, mais precisamente em Pirituba! Comentario ao post anterior: assim como o Serafim, eu tambem era sonambula e ja cheguei a perder a calca do pijama numa dessas sonambuladas.. Ate hoje nao entendi o que eu estava fazendo..
Agora me surpreende um pouco a velhinha na pindaiba em que se encontra.. A Alemanha tem um servico social muito bom para a terceira idade..

Marco Antonio Zanfra disse...

Não sabe o que estava fazendo, né? Quem não te conhece que te compre...
Pô, e mais uma vez chegou até Pirituba e não conseguiu dar uma esticadinha a Florianópolis! Parece que vir a Santa Catarina é mais longe do que Chigago/São Paulo!
E os leitores do 'Fala, Zanfra!' - não apenas o Serafim - estavam inconsoláveis com sua ausência.

"Amor,estranho amor" disse...

Já vi algumas fotos e um filme que cheira à pedofilia da Maria da Graça(antes de namorar o Édson e ficar famosa).Certamnete não faltarão sofás para repousar e tomar seu leitinho quente.

Marco Antonio Zanfra disse...

Mas temos de reconhecer, meu caro, que, depois dessa tentativa de corrupção de menores, a Maria da Graça fez uma pá de coisas para garantir seu pezinho de meia-calça. Pode ter certeza de que ela, aos 75 anos, não vai precisar vender cópias piratas do "Amor, Estranho Amor" para comprar uma poltrona. Por irritante que seja, ela soube amealhar e administrar seus recursos. Acho que aprendeu com o Edson a ser mão-de-vaca.

Santo Antônio MILAGREIRO. disse...

Serafim tem sogra.Logo,ele é casado.Nossa,se ele casou,qualquer um consegue também.

Marco Antonio Zanfra disse...

Você não leu, na postagem anterior, que ele - sonâmbulo que só dono de padaria - quebrou um dente da mulher durante um sonho?

Sergio Rubim disse...

Oi Zanfra,
que texto marvilhoso sobre o piteuzinho sem acento. Só não entendi porque as tarjas nos bicos dos seios. É questão moral?
Canga

Marco Antonio Zanfra disse...

A foto já veio assim. Infelizmente.

Bonassoli disse...

Gostei do layout novo (ok, tem muuuito tempo que não passo por aqui. Na verdade, por blog algum. Mas já falamos sobre isso pessoalmente).

Quanto à idéia da oma alemã.. esta é mais uma daquelas situações "se a moda pega". Presumo que tenha virado daquelas celebridades de internet.