segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fala alguma coisa, Zanfra!

Estive participando semana passada do programa “Casos de Família”, no SBT. Quer dizer, “estive participando” é uma forma autocondescendente que encontrei para definir minha passagem, praticamente sem abrir a boca, por dois blocos do programa comandado por Cristina Rocha, a moça da fotinho aí à esquerda, na quarta-feira, 2 de junho. “Estive lá” acho que descreve melhor a situação.
O programa vai ao ar esta semana, ainda não sei o dia, às 17 horas. O tema tratado foi o ciúme no banco dos réus, os crimes passionais. Por isso, acharam interessante convidar um repórter policial com certa experiência para falar alguma coisa. O problema é que esse repórter ficou em silêncio quase o tempo todo. A única vez em que abriu a boca para recitar meia dúzia de palavras tinha duas ou três pessoas falando ao mesmo tempo antes que a quarta palavra da série de meia dúzia fosse proferida.
Mas a culpa não é minha, juro. Escalaram outras quatro pessoas para participar dos debates e três delas eram candidatas às próximas eleições. Era mais do que previsto que elas tentariam conseguir mais espaço. Uma dessas convidadas, ao lado de quem me sentei na poltrona, era a criminalista e ex-deputada Zulaiê Cobra Ribeiro. Quem a conhece sabe que ela não fala pelos cotovelos, mas pelas articulações em geral.
Outra candidata era a procuradora Luíza Nagib Eluf. O terceiro, e o mais quietinho dos três, era o estilista Ronaldo Ésper. O quarto convidado, e o único além de mim que não era candidato a nada, foi o blogueiro James Akel. Mas ele tem cadeira cativa no SBT e estava, digamos, “em casa”. Quer dizer, o único que fez papel de luminária fui eu.
Pensei que o programa estabeleceria uma ordem de pronunciamento. Ou que Cristina Rocha dirigisse especificamente perguntas a mim. Mas o único incentivo que tive a falar eram gestos de um rapaz da produção, sugerindo que conseguisse meu espaço no grito. Sinto muito, mas não faz meu estilo. Se me convidaram é porque queriam que eu falasse alguma coisa; se queriam que eu falasse alguma coisa, era só me reservar um pouco de espaço. Mas, como passei até pela maquilagem, acho que minha única função no dia era embelezar o cenário.
Mas eu “estive lá”, como já disse. Nos dois últimos blocos do programa, é só prestar atenção a um jovem senhor de azul na poltrona central do palco, ao lado de Zulaiê Cobra Ribeiro – e, durante alguns instantes, ao lado também da dona do programa, que se sentou entre mim e Zulaiê para conversar, é claro!, com a ex-deputada.
Cristina Rocha disse que pretende continuar no tema, levando os mesmos convidados novamente ao programa. Se me chamarem, claro que não vou me negar. Mas gostaria que alguns critérios de participação fossem observados. Ir duas vezes para entrar mudo e sair calado não dá!

EM TEMPO: Fui avisado agora há pouco pelo Ivan, da produção da Cristina Rocha, que o programa vai ao ar nesta terça-feira, 8 de junho.

21 comentários:

Gleydson disse...

Que sinuca de bico!!!

Aposto que ainda vão virar e reclamar que você não quis falar nada! RARARARARARARA!!!

Abraços e boa sorte!

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
Essa não...ao lado da Zulaiê...covardia o que fizeram consigo.Realmente...ela fala "quase nada"..ops, ela só fala.A Cristina também fala pouco,né? hahahahahahaha...A intenção do programa até parece boa...mas com certeza deve ter o mínmo de organização.Você está certíssimo,no grito...não dá...desejo melhor sorte ou aproveitamento da próxima vez.Mas com certeza,vou ficar atenta pra vê-lo mesmo que mudo.Afinal,você é um blogueiro de respeito.
bjusssssssssss
sonia carotta

Blog do Morani disse...

Ai, meu caro Zanfra:
Tenho a certeza de que você teria muito a falar, contudo, com "cobras" políticos cercando os demais participantes, como se expressar? Ao grito? Não, não parece mesmo fazer o seu papel. Esses programas de TV vivem de "correria" e se há algum cidadão de maior destaque os demais permanecerão na encolha à espera de serem convidados a falar. O Esper é um que fala muito, tendo à mão um microfone. Nada falou? Zulaiê Cobra já está vacinada com agulha de vitrola: fala por todas as articulações, realmente. Esperemos e esperemos a fala abalizada de um repórter policial e blogueiro diante a uma Câmera de estudio. Abraços e sucesso na peróxima "chamada".

Cintia disse...

O Primo! Voce tambem e bom de prosa, e sabe como ninguem soltar umas.. (como vou falar isso sem correr o risco de ser mal compreendida?) frases bem afiadas e bem direcionadas, implacaveis e contundentes.. Na proxima vez quero ver voce engolindo a cobra da Zulaie..

Eliz disse...

Oi Zanfra,

Ao ler o seu texto dei umas boas risadas, até porque me identifiquei com ele, e já passei por isso... Mas da próxima você consegue falar...Boa sorte!

Fabiano Marques disse...

Cara, quando você fr novamente, me liga que te ajudo a se meter no debate sem gritar.
Tenho experiência nesse negócio.
Vai funcionar e você vai se divertir vendo que é possível enrolar a apresentadora.
Só não escrevo aqui porque alguns dos teus visitantes podem participar de um debate mediado por mim. Aí, meu caro, a casa cai.
Abraço

Kafka disse...

Embelezando o cenário!? Fazendo papel de luminária?! Engolindo a cobra da Zulaiê!? Ai, meu Deus, onde nós vamos parar???

LAMPADINHA DISNEY disse...

Luminária,sim,mas,sem cúpula.De qualquer jeito gostaria de asssistir.Quero ver só a sua iluminação cenográfica,o resto do programa está dispensado.Aliás, como quase tudo tudo que vem do SBT,fazendo uma ressalva ao velhinho Chaves.Assistir ao programa do Chaves é como assistir ao Corinthians na Libertadores:Você já sabe como vai terminar,mas assiste assim mesmo só para dar risada.Não deu nem para fazer a propaganda do seu livro?

Marco Antonio Zanfra disse...

Não deu, Lampadinha! Aliás, se na única vez em que abri a boca fosse falar do livro, não conseguiria dizer o nome da obra, ou o nome da editora, dependendo da ordem em que eu começasse a passar a informação - alguém ia falar junto e atrapalhar!
Cíntia: nunca passou pelos meus planos engolir cobra alguma, ainda que fosse da Zulaiê. Como bem lembrou o eminente escritor tcheco, que se manifestou há pouco, ai, meu Deus, onde iremos parar?

cintia disse...

grava e poe o video no you tube.. essa e a unica maneira que eu posso ver

cilmar machado disse...

Zanfra:
TV é assim mesmo: uma bela e sonora enrolação. Com o tempo, você se acostuma.
Como vc não teve oportunidade de se expressar sobre o tema o ciúme no banco dos réus, os crimes passionais, será que nós, seus assíduos leitores, teremos o prazer de saber suas idéias sobre o tema? Se bem que, pela colocação dele, já apreende-se que o ciúme, pra você, é a base de todos crimes passionais.Fica a sugestão: aborde o tema em sua próxima crônica e vamos fazer o Casos de Família, aqui mesmo, com sua família blogueira. Um abraço.

Marco Antonio Zanfra disse...

É uma ideia, Cilmar. Posso tentar colocar no texto as coisas que eu pretendia dizer - se tivesse chance - no programa da Cristina.

Anônimo disse...

Viajou 1400 km para ficar calado? Esse foi um silêncio caro...


abs
jluiz

Marco Antonio Zanfra disse...

Se foi caro, foi para o seu Sílvio, Zé: foi ele quem pagou as passagens, mandou buscar e levar ao aeroporto e garantiu o lanchinho e os refrigerantes.

Vico disse...

Contrariando meus princípios, vi um pedaço do programa ontem. Acho que dei sorte, porque peguei justamente a hora em estavas falando. Não entendi nada, mas achei que desse um banho!

Marco Antonio Zanfra disse...

Está desculpado por ter ficado pelo menos duas semanas longe do blog, caro Vico. Não precisa puxar tanto.

Só um rosto bonito disse...

Assisti ao programa inteiro.Você só emprestou sua beleza à plástica do programa.Aliás,acho que essa beleza é genética.Mas sem puxassaquismo,você não tinha muito a manifestar-se diante da mediocridade daquele "palanquinho" político.Sua capacidade intelectual,e não é de hoje,sempre deixava-me orgulhoso por sermos irmãos.A minha única preocupação aconteceu nas despedidas,quando aquele estilista,adepto da campanha do "EU" agasalho,piscou marotamente.Foi para você?

Ricardo Câmara disse...

Prezado Zanfra;
Se a palavra lhe fosse dirigida já no final do programa e tivesse poucos segundos para se expressar,evidentemente, após longas horas de espera, você diria:-Peço desculpas aos telespectadores por ter extrapolado todo o meu tempo nesse programa, realmente, eu falei demais e prometo que da próxima vez, ficarei o tempo todo calado!Desculpe-me Cristina e aos demais debatedores aqui presentes- Talvez assim,esses apresentadores teria mais respeito pelos convidados. De qualquer maneira,a viagem e os custos não sairam do seu bolso. Sucesso na próxima...

Marco Antonio Zanfra disse...

Ricardo: Sucesso na próxima! Se houver próxima...
Rui: A piscadela não me foi dirigida, certamente. A não ser que ele tenha interpretado o fato de eu ter-me colocado em sua defesa, no "debate", como insinuação de que eu o considerava um fofo...
E um segredinho: vocês viram a roupa da Cristina? Pois o Ronaldo passou o tempo nos bastidores falando mal do modo de ela se vestir e dizendo que o "modelito" a deixava bunduda! Bunduda? Imagina!

Cintia disse...

Quem e essa Cristina? Sera que conheco?
mas me conta da sua maquiagem.. o que eles colocaram na sua cutis?

Marco Antonio Zanfra disse...

Essa Cristina Rocha ficou conhecida quando apresentava o 'Aqui, Agora'. Sempre foi da área de barracos. Quanto à minha maquilagem, passaram apenas um pozinho para que minha cara brilhante brilhasse menos.