segunda-feira, 14 de junho de 2010

Frases e badulaques

Neurologista canadense explica durante congresso em Gramado (RS) que ficar só não ajuda a superar o fim de uma relação. Do ponto de vista cerebral, é preciso mudar o foco. Ele recomenda a busca de outro amor.

Uai, e precisa ser um renomado neurologista para chegar a essa conclusão? Precisa estar num congresso em Gramado e ter o destaque de uma chamada na capa da Folha de S. Paulo para falar uma obviedade dessas?
Nada como um novo amor para curar as feridas de um amor perdido, certo?
Escuto isso desde criança. Ouvi esse conselho em cada mesa de bar que frequentei. Escutei esse refrão em nove de dez músicas de dor-de-cotovelo que chegaram às paradas de sucesso.
De duas, uma: ou isso é novidade no Canadá, ou o neurologista canadense é um grande empulhador...

* * *

Não entendo por que cariocas e capixabas acham-se no direito de ficar com a fatia mais grossa na divisão de royalties do pré-sal. Não entendo por que eles se consideram – e são tratados pela imprensa como tal – “estados produtores”. Ora, eles não produzem nada! O petróleo está lá há milhões de anos e se está mais próximo deles é por mera circunstância geográfica. Rio de Janeiro e Espírito Santo não contribuem em nada para a extração do petróleo, além da coincidência de estarem ali.
Se eu tenho um terreno e um político quer colocar naquele terreno um outdoor de campanha, tenho todo o direito de receber um aluguel pela cessão do meu espaço. Mas o que Rio e Espírito Santo cedem? As reservas estão no mar, a prospecção e a extração serão feitas pela Petrobrás e os dois estados podem, no máximo, ceder espaço para a passagem dos oleodutos. Que tal um aluguel por isso?
Basear um orçamento milionário nessa “dádiva geográfica”, quando outras unidades da federação estão às portas do subdesenvolvimento por falta de recursos, é algo inaceitável. Mesmo que Sérgio Cabral chore e faça beicinho...

* * *

Um menino de sete anos não pode ser nada além de um menino de sete anos, cuja morte é um crime contra a humanidade.

Creio que bilhões de seres humanos – aí incluídos meus sete ou oito leitores fieis – assinariam embaixo da declaração do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai.
Menos, é claro, os facínoras do Taleban que acusaram o menino de sete anos de espionagem pró-EUA, condenaram-no à morte e o executaram enforcando-o numa árvore no centro da própria vila onde ele vivia sua infância.
Que mal pode fazer uma criança de sete anos?
Para impedir que certas ideias circulem em certas cabeças, só mesmo a decapitação!

* * *

Nunca sei quando a palavra é com ‘s’ ou é com ‘z’.

Luciana Gimenez tem a seu favor, para justificar o obstáculo ortográfico, o fato de ter vivido muito tempo fora do Brasil. Mas e os brasileiros que nunca saíram daqui, que cumpriram todo o ensino regular, que chegaram ao segundo grau e não sabem quando se escreve com ‘s’ ou ‘z’? Luciana tem milhões de parceiros nessa sua ignorância gramatical.
O Brasil só vai chegar a algum lugar se começar a reforma pela base.

11 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
Hoje você iniciou seu blog, com uma verdadeira baciada de assuntos,todos muito pertinentes,como sempre é óbvio.Quanto ao neurologista,só posso dizer,por experiência minha, que é muito difícil encontrar uma nova paixão,um novo amor...e como! talvez por isso tenha tido tanto destaque....Quanto a cariocas e capixabas...é a tal de ganância e olhar para o próprio umbigo sem enxergar a sociedade brasileira como um todo. Há uma regrinha básica para o uso do "s"...quando vier antecedido e precedido por vogal...exemplo clássico - casa" -.
Uma criança de sete anos....só me resta concordar que é apenas uma criança de sete anos.O que aconteceu...mais uma barbarie do ser humano.Sem palavras.
bjusssssssss
sonia carotta

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
Corrigindo o uso do "s"...quando o mesmo vier com vogais anterior e porterior a ele.
Afff precedido tem o mesmo significado de antecedido....
bjusss
sonia carotta

Morani disse...

RECEBI E REPASSO

Meus amigos:

Acuso recebimento de todas as mensagens remetidas a mim. No momento, elas ficarão sem resposta. Tanto eu como meu PC não estamos nada bem. Não consegui entrar na minha caixa de correspondência normal. Caí aqui no HTML. Não quero parecer indiferente às mensagens recebidas, pois a todas estimo e com muita responsabilidade as vejo. O frio aqui em Friburgo está tão rigoroso que me afetou sobremaneira todo o sistema que mantém a Vida neste meu corpo decadente; a mente está OK., porém o físico, onde a mente funciona, não corresponde às necessidades. Afasto-me para melhorar, e melhorando retornarei às atividades. Vocês sabem que há treze anos trato dos rins, do coração, do fígado e, agora, da próstata. Lí todas as mensagens, mas a cada dia me sinto mais e mais para baixo. Contudo, continuo na luta. Daqui para frente estarei visitando meus médicos com mais frequência. Vejamos o que dizem os exames semanais que faço. Um grande abraço do amigo Morani que estará lutando para continuar a trajetória Vida.

cintia disse...

Nem sei por onde comecar.. Estive no Canada neste fim de semana para ver a F-1 e a impressao que tive é que os Canadenses nao tem nada de bobinhos.. acho que eles ja sabiam tambem dessa descoberta do Doutor, pois no inverno daqui ninguem sobrevive sem um cobertor de orelha.

Deviam, sim, e abrir um fundo com os lucros do Presal para um possivel desastre como o que ocorreu aqui.. Acho que é somente questao de tempo, infelizmente...

Que coisa horrososa.. alem da miseria em que vivem, ainda tem que se defender desses barbaros?

Fabiano Marques disse...

Quanto assunto hein Zanfra.
A tal da pesquisa é uma furada.
Já vi casos (com "s") de pessoas que se isolaram e superaram muito mais rapidamente o fim da relação do que os parceiros que foram pra gandaia. rsrs
Depois, inteiros, se acabaram na gandaia também. rsrsrs
Abrasssssssss

cintia disse...

Puxa! Cade todo mundo?
Ocupados assistindo aos jogos da Copa?

Marco Antonio Zanfra disse...

Também estou preocupado. E, mais do que preocupado, desiludido. Se prevalecer esse desinteresse, que incentivo terei para continuar escrevendo o blog religiosamente toda segunda-feira?

Vico disse...

Calma, amiguinho: o pessoal tarda mas não falha!

cilmar machado disse...

Presente! Sou como a Justiça brasileira: tardo, mas não falho!Qto à bela conclusão do neurologista canadense, que acha que descobriu a roda, concordo com a Sônia Carotta(Anônimo): a maior dificuldade para quem perdeu um amor é encontrar outro que o satisfaça. Tornamo-nos mais exigentes a cada perda e, com isso, distanciamo-nos mais e mais do outro, pois apenas o idealizamos e não o aceitamos com seus defeitos e qualidades. Será que o canadense teria também uma fórmula para isso? rs rs rs

Ricardo Câmara disse...

Prezado Zanfra;
01-"Todo o inferno está contido nessa única palavra: solidão"
Existe um paralelo à citada frase que memorizei do seriado do filme Kong-Fu, onde ator David Karradine-In memoriam-, numa certa cena com a mulher a qual teve uma aventura, disse a ela: "Estar só sem alguém para amar é uma perda para a alma; e não estando só,sem alguém para amar é uma perda para o corpo"... Um casal bem constituído, com uma próle consolidada e um histórico de relacionamento bem vivido, não é fácil quedar a um novo relacionamento de "momentos". Tudo é efêmero nesse tipo de amizade no que diz respeito ao "ficar".Não é fácil tomar uma resolução instantânea de separação e, derepente,encontrar a panacéia da felicidade em um novo amor, conforme menciona o nuerologista.A solidão, às vezes,é benvinda para uma autofelexão, porém em curto espaço de tempo.

2-Em se tratando da polêmica do Pré-Sal que ainda não está com o óleo explorado, somente daqui há vinte anos é que se pode chegar a uma conclusão dessa imensa reserva e a briga pelos 'royalites'estão cada vez mais acirrada,pela lógica,caberia a exploração sob o controle da União com também a partição do lucro sem favorecimento a mais para os Estados das proximidades das bolsas de petróleo, ou seja,divisão equitativas para as demais Unidade da Federação.

03- Uma criança vive no mundo da fantasia até os doze anos. Precisa brincar com amigos da mesma faixa etária e criar aventuras porque tudo é passageiro.No caso dos Talibãs, esssas crianças foram tirada a inocência,seus brinquedos são armas que ganham desde o berço.E por isso, a tal execução cometida por adultos, demonstra a excrescência de um povo iracível, sem domínio, sem nação e sem paternidade.

04- Quanto ao uso do "s" ou "z" eis o resumo gramatical:

-Empreso do S:
Emprega-se S:
a)depois de ditongos: coisa, faisão,maisena,lousa,Celusa.
b) nos adjetivos terminados pelo sufixo OSO(A), indicarod de estado pleno,abundância, e pelo sufixo-ENSE, indicador de origem ou pertinência; ex; cheiroso,dengosa,horroroso,gasosa,fluminense,palmeirense,rio-grandense,canadense.
C) nos sufixos -ÊS-ESA-ISA, indicadores de origem, título de nobreza ou profissão: francês,francesa,holandês,holandesa,camponês,camponesa,burgês,burgesa,marquês,marquesa,princesa,baronesa,duquesa,poetisa,sarcedotisa,profetisa.
d) nas formas de verbos PÔR e QUERER: pus,pusesse,puser,quis,quiser,quiséssemos.
e) nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com S-casa: casinha,casebre,casarão;atrás: atrasar,atrasado;pesquisa: pesquisar,pesquisado;análise: analisar, analisado;ATENÇÃO PARA ESTAS FORMAS: catequese-catequizar (EXCEÇÃO A REGRA)
f) nas seguintes correlações:
- nd →ns: pretender: pretensão;suspender:suspensão;expandir:expansão,expansivo.
- nd → plus: impelir: impulso,impulsão,impulsivo,repelir:repulsão,repulsivo;expelir:expulsão.
Emprego do Z
a) nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com Z;
juiz:juizinho,juíza,ajuizar;bronze:bronzear,bronzeado,bronzeamento;cruz:cruzinha,cruzeiro,cruzamento.
b)nos sufixos-EZ-EZA-, formadores de substantivos abstratos femininos a partir de ADJETIVOS:
insesato:insensatez,mesquinho:mesquinhez,estúpido: estupidez,altivo:altivez,magro:magreza,belo:beleza,grande:grandeza.
C) no sufixo -IZAR-, formador de VERBO a partir de SUBSTANTIVO ou ADJETIVO: hospital: hospitalizar,canal:canalizar,real:realizar,atual:atualizar,humano:humanizar.
OPS; Em palavras com ANALISAR/AVISAR, não ocorre o sufixo-IZAR-A formação dessas palavras não foi a n a l + i z ar, a v + i z a r, e SIM:anális(e)+ar = analisar;avis(o)+ ar = avisar.
d) nos verbos terminados em-UZIR-, bem como em suas formas em que ocorre o fonema /z/:
-aduzir: aduzo,aduz,aduzi,conduzir:conduzo,conduziste,conduziu,deduzir:deduzo,deduziste,deduzia,produzir:produzo,produzi,produzia.

Fonte de pesquisa:Cruso Prático de Gramática- Ernani Terra- ed. scipione ed.2002.

Ricardo Câmara disse...

ERRATA:
Ítem 01- frase de inicio de autoria de Victor Hugo;
a)leia-se: cleusa;
f)pel → puls
c)burguês,burguesia


OPS;
Eu não sabia do estado de saúde do comentarista Moroni,espero pleno restabelecimento do seu quadro clínico e boas vindas às páginas do blog Fala Zanfra.