sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estatisticamente protegido

Medo de avião?
Quando alguém confessa medo de voar, de morrer num acidente aéreo, vem logo alguém acenando com estatísticas que garantem que é muito mais fácil morrer num acidente terrestre do que na queda de um airbus. É muito mais fácil ser atropelado na esquina de casa do que figurar na lista dos desaparecidos de um jumbo que despencou no mar ou de um fokker que sumiu na amazônia.
Verdade! Os números são incontestáveis!
Para garantir, eu ainda apliquei alguns exageros em cima deles – não por medo de avião, quero deixar claro – quando fiz a longa viagem ao Japão, em 1996: se as estatísticas provam que é raro morrer num acidente aéreo, mais difícil ainda é isso acontecer com um pobre, como eu (isso antes da época em que os aeroportos passaram a competir em igualdade de condições com as rodoviárias). E mais: para um pobre, como eu, seria praticamente impossível morrer num voo intercontinental, como aquele Brasil-Japão!
Estatisticamente, pois, eu estava garantido!

Agora, para minha tranquilidade, as estatísticas voltaram a me sorrir: segundo cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, o risco de morrer de câncer de próstata é quase duas vezes maior em homens com sobrepeso de mais de vinte quilos!
Como meu problema crônico é de subpeso, tenho cinquenta por cento mais de chances de sobreviver a esse tipo de letalidade. E trato de garantir mais uns trinta por cento fazendo exames regularmente.
Portanto, eu, que já escapei de morrer por acidente aéreo, agora estou mais distante de ser derrubado por um câncer de próstata.
Só preciso, então, tomar cuidado para não ser atropelado na esquina de casa!

7 comentários:

fábio mello disse...

Como é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que o pobre aqui andar de avião, seja a aeronave um Jumbo ou um teco-teco, e estou no peso adequado, pelo jeito vou viver mais uns 60 anos. Alegrou a minha sexta-feira.

Bob Aguiar disse...

Meu pai morreu de câncer de próstata exatamente dentro do peso normal para a idade dele..rsrsrs!!!...
Agora estatísticas sobre "ser mais fácil morrer atropelado do que em queda de avião"! É só verificar quantos veículos terrestre circulam pelo mundo e comparar com a quantidade de aviões nos céus do mesmo mundo!!!!

Marco Antonio Zanfra disse...

Acho que as estatísticas consideram isso, Bob: não teria sentido comparar frotas tão díspares sem relativizá-las. Seria a mesma coisa que dizer que eu tenho menor chance de sofrer de câncer de colo do útero do que minha mulher!

fábio mello disse...

"Seria a mesma coisa que dizer que eu tenho menor chance de sofrer de câncer de colo do útero do que minha mulher!".

Uia!

André disse...

Quanto tempo nao passo por aqui! Fiquei um pouco assustado soh, e quem tem mais de 20 kg acima do peso, o perigo eh dobrado? Pqp! Bom, agora assim, depois do primeiro exame, qdo vc chegou do com o semblante alegre tive uma certeza: ele vai repetir isso todos os anos, e vc acabou de confirmar! Hahahahahaha! Abraço

Anônimo disse...

Prezado Zanfra

A única certeza absoluta que eu tenho é que câncer de próstata será impossível eu contrair ou desenvolver. Quanto aos vôos,espero que eu seja sempre protegida pelo meu anjo da guarda.
bjusssssssssssss
sonia carootta

cilmar machado disse...

Morre-se de qualquer jeito:de avião, o perigo está em cima; de próstata, o perigo está mais embaixo... rs rs