domingo, 19 de maio de 2013

A Revolução do Bicho

Imagine um trabalhador que teve o seu, digamos, vale-refeição cortado de uma hora para outra, sem qualquer justificativa.

Pois é assim que deve estar-se sentindo Lancelot, o labrador de quatro anos que, por questões de saúde, foi forçado a privar-se de certos prazeres gastronômicos, inclusive os que recebia como pagamento por serviços prestados...

Explicando: desde os tempos em que eu recebia o Diário Catarinense em casa, Lancelot acostumou-se a buscar o jornal no portão e entregar dentro de casa, em troca de alguns biscoitinhos. Agora que compro o jornal no mercado, o ritual mantém-se: ele me espera no portão, recebe o jornal e o transporta até dentro de casa. Só larga o pacote no chão quando percebe que vai receber a recompensa.

Só que os biscoitinhos foram proibidos. Lancelot é alérgico a certos ingredientes e só está comendo ração especial. SÓ a ração. Que, na falta de outros agrados, foi também transformada em moeda de troca para o pagamento do frete.

Mas quem diz que Lancelot está satisfeito com essa limitação? Quem diz que ele aceita sem questionamento a ração que come todos os dias como pagamento pelas tarefas extraordinárias que não estão em seu contrato original de trabalho? Para serviços diferenciados, ele parece reclamar pagamentos diferenciados...

Há duas semanas, ele tentou tomar com os dentes o jornal que já estava em minhas mãos. Semana passada, pisou em cima do pacote, que estava ainda no chão, tentando suspender a entrega. Hoje, quando me viu abrindo a tampa do recipiente de ração, simplesmente voltou-se em direção à porta de entrada e deitou-se em seu colchão, com o jornal na boca.

Felizmente, a fome foi maior do que sua convicção, e ainda consegui resgatar o jornal pagando com a ração. Mas até quando essa precarização vai garantir a prestação de serviço?

Tento argumentar que a ração especial custa três vezes mais do que a que ele comia, porque é à base de farinha de salmão – eu mesmo só como salmão uma vez por ano! – e que as demais comidinhas estão proibidas pela veterinária, mas as alegações parecem não convencê-lo. Temo que uma greve geral não seja uma possibilidade muito remota.

Mas a culpa é nossa, afinal. Acostumamo-nos a subornar sua cara de fome com um pouco de tudo: pão de queijo, bordas crocantes de pizza, cascas de maçã, fatias de mortadela, cubinhos de carne cozida, caldo de frango, linguiça defumada...

Experimente acostumar-se a essa diversidade e, de uma hora para outra, ver tudo isso ser substituído por míseros grãos de ração.

Ainda que seja uma ração à base de farinha de salmão, que custa R$ 150 o pacote...

4 comentários:

Neusa Japiassu disse...

Pobre Lancelot... Ele bem que merece outro tipo de biscoito pelos serviços prestados. Uns míseros grãos de ração não significam nada para esse trabalhador, meu amigo. Ele tem meu total apoio à greve!!
Tente negociar com um biscoito light diet... Nada de borda de pizza, casca de maçã, fatias de mortadela, frango, linguiça etc e tal... Ele está assim por causa dessas porcarias rsrsrs E diga pra ele que papel deixa o estômago embrulhado. Melhor não comer o jornal... :)

Sonia Tater disse...

Coitadinho... E quem não gosta de diversidade? Nós é habituamos mal os animaizinhos, dando-lhes o que não é saudável. O Lancelot com o passar do tempo se habituará (ainda que contra sua vontade) com a ração e a trocará pelos biscoitinhos...

email de ig mail disse...

Alô Zanfra!

Pois é: o Lancelot foi acostumado a receber "salário" após serviço de entregas a domicilio; entende-se a sua greve. Haja o que hajar, dê-lhe o que gosta, não todos os dias, mas vez por outra. Não lhe irá fazer mal algum e ele, satisfeito, levará o jornal às suas mão, ou o amigo pretende privá-lo como me fez a minha nutricionista? Essa me tirou tudo o que é gostoso com a desculpa de que não deseja me levar à cadeira de hemodiálise. Como o que não posso, mas não muito: só para matar o desejo ao paladar. Sinto-me seguro e ela não ficará com um peso à consciência.
Sinceramente, apoio totalmente o Lancelot!Abraços

Marco Antonio Zanfra disse...

É difícil decidir, Morani. Você não sabe o que é ver um cão atacando com a língua e dentes alguns focos alérgicos, a ponto de deixar em carne viva. Depois que cortamos tudo da alimentação que pode ser a causa da alergia, melhorou muito o estado dele. Mas, convenhamos, também é difícil resistir à cara de esfomeado dele...