segunda-feira, 30 de março de 2009

Aqui pra vocês!

Não faz muito tempo, assisti a uma reprise de Os Simpsons em que o Bart descobre um satélite espião sobre Springfield. Era um equipamento a serviço da liga nacional de basebal, que listava os hábitos de consumo dos habitantes da cidadezinha, situada em alguma coordenada geográfica indefinível nos Estados Unidos.
Sendo Bartholomew o desajustado que é, claro que a descoberta não poderia ter sido feita em condições normais: o primogênito de Homer estava sob efeito de medicamentos, utilizados para controlar seu comportamento naturalmente desregrado, indisciplinado e estapafúrdio. O aumento de sua capacidade de concentração e de canalização da inteligência era efeito colateral das drogas experimentais que lhe foram ministradas.
Dessa forma, o espevitado e encapetado Bart transformara-se, instantaneamente, num ser circunspecto, inteligente, concentrado, cara de nerd. E com um comportamento visualmente paranoico.
Todo mundo acreditava, aliás, que o garoto tinha pirado e que a descoberta do satélite era apenas a sombra da paranoia provocada pelas drogas. Só aceitaram a verdade depois que Bart apossou-se de um tanque blindado e derrubou o artefato com um canhonaço certeiro.
Quanto a nós, que não moramos na fictícia Springfield, será que estaríamos a salvo da satélites espiões?
Penso que, tal qual Bart Simpson, não podemos facilitar. Sabe lá quantos entre as centenas – talvez milhares – de satélites que gravitam na órbita terrestre são absolutamente confiáveis? Sabe lá se a única missão desse satélite que fornece as imagens para o Google Earth é fornecer imagens para o Google Earth?
Pois um estudante britânico de 18 anos resolveu mostrar serviço contra essa engenhoca que nos acompanha a distância. Não chegou ao exagero de Bart – não disparou um único tiro, felizmente – mas deixou bem claro o que pensa sobre essa lente poderosa que pode chegar a expor nossa privacidade. Como se ostentasse um enorme dedo médio eguido acima da cabeça, ele pintou com tinta branca um grande pênis no telhado de sua casa, nos arrededores de Hungerford, em Berks, no Reino Unido, deixando preparado o cenário: assim que alguém usasse o software da Google para xeretar mais de perto sua região, aqui, ó!
Certo que o rapaz não deve ser bom aluno em anatomia, ou é apenas um péssimo artista – pois o pênis que ele desenhou mais parece uma bomba antiga, dessas que eram lançadas pelos B-52 – mas creio que o recado foi dado.
Ou melhor, talvez tenha sido dado: o piloto de um helicóptero que sobrevoava a área descobriu a “arte” e alertou os pais do estudante, que o obrigaram a limpar o desenho com água e sabão – numa clara demonstração de censura à arte e ao direito de expressão.

24 comentários:

José Luiz Teixeira disse...

Pois é, Zanfra. Eles só não acham o Bin Laden...

Carlos Martí disse...

José Luiz, a minha pergunta é: será que querem encontrá-lo ou é convêm mais manter a suposta ameaça, pairando permanentemente sobre a sociedade civil para que não deixemos de nos sentir indefesos e, por isso mesmo, dependentes?

Marco: devido ao teor do seu post, não pude deixar de submetê-lo ao meu assessor especial para esse tipo de assuntos, meu filho de 18 anos. E ele corrige: quem estava por trás do artefato espião no episódio dos Simpson era a liga nacional de basebol e complementa: o medicamento administrado era Focusin. Segundo ele, em determinado momento, um batedor da equipe de basebol perguntava ao público, diante da suspeita levantada, se eles queriam conhecer os objetivos do tal satélite ou preferiam vê-lo batendo umas bolas. O público decidiu pelo circo. Será que somos assim mesmo e preferimos fazer ouvidos (olhos, nariz...) moucos às verdades que possam ser-nos incômodas? Os pais do inglesinho preferiram manter as "boas formas estabelecidas" a poder fardar da capacidade de educar inquietos e questionadores rebentos. Ou é preferível resignar-se à vocação intrusiva do "Grande Irmão" frente à possibilidade de ser julgado pela comunidade e taxado de avis rara? Bom, por via das dúvias, vou agora mesmo fechar portas e janelas.

Um abraço

Marco Antonio Zanfra disse...

Agradeço a correção e já alterei o texto. Quero acrescentar que ao final, o jogador de basebol acabou presenteando o Bart com um taco que tinha uma câmara oculta. O episódio termina com a família Simpson sendo vista de maneira deformada pela lente da câmara espiã.

Blog do Morani disse...

30/03/09

Com efeito, existe um satelite sobrevoando alguma parte, ou o todo, do nosso planeta. Um vizinho, meu amigo, me passou um site no qual ele conseguiu visualizar sua casa: o jardim, a construção e o seu quintal como se uma câmera estivesse numa distância de 30 metros de altura, e trabalhando com a seta pode ver a nossa rua e um veículo Volks, de um outro vizinho, estacionado. Fui para casa acessei o tal site. Solicitei vista aérea de Nova Friburgo, onde moro. Logo pude reconhecer as ruas da cidade; direcionei a seta para o meu bairro -Perissê - encontrando a minha rua. Lá estava o Vusca como sempre estacionado. As casas eram fáceis de reconhecer. Casa a casa, cheguei ao local onde se encontra a minha residência. Focalizei a sua fachada e parti para a laje. Surpresa! Entre as cordas de roupas a secar, a caixa dágua e outros pequenos detalhes, me reconheci. A foto espiã foi tirada em um momento em que eu caminhava através das cordas, porém congelada a minha imagem, de boné, como sempre faço ao Sol. Fiquei realmente apavorado, por saber que eu e a minha residencia havíamos sido capturados pela objetiva do
tal satélite em determinado momento de um dia claro qualquer. Só não precisei a data porque todos os dia subia à laje para capturar com os meus pincéis as paisagens exuberantes de minha cidade. Onde fica a nossa privacidade? Ainda bem que o satélite não invade a intimidade do nosso lar, mas não estamos em total liberdade. Somos vigiados, com quais objetivos ignoro. Agora, a "casinha" do rapaz inglês é incomum; parece mais um hotel ou uma escola, de tão grande, e ele não mostrou ter queda à arte do desenho, pois o pênis pintado sobre o telhado da mansão se parece mais a uma bomba dos B52.
Não me lembra mais qual era o site, por ter abandonado a mesmíssima imagem de sempre. Qual é?
Abraços

Cintia disse...

Parece que esse post for escrito para mim! Ainda ontem estava bisbilhotando as cidades alheias com o Google Earth. Pena que so da pra ver telhados.. Meu voeyrismo acaba ali! Nunca vi nenhuma arte como a do inglesinho estampada em nenhum deles! Primo, ja tentei achar sua casa mas nao conegui.. Onde voce se esconde?

Marco Antonio Zanfra disse...

Eu tinha um acordo com o Google Earth: eles não mostravam minha casa e eu não falava mal deles. Agora, depois desta postagem, talvez eles considerem o acordo quebrado.

Cintia disse...

Ainda vou te achar..
Eu viajo o mundo inteiro pelo Google Earth.. Ainda ontem estive na Ilha de Elba.. Estava uma delicia!

Outro dia estava mais ousada: visitei - sem risco algum - a fronteira do Mexico com os EUA. Passei por Tijuana, El Paso, e caminhei por cima das cercas e muros. Pura desolacao..

Blog do Morani disse...

31/03/09

Alô prezada Cíntia:

Sem querer, você me deu a dica para acessar esse satélite espião. Eu havia esquecido, por não usá-lo há quase quatro anos. Vivo mais em função de escrever meus livros e de fazer meus comentários. Obrigado pela lembrança. Vou tirar uma folga para entrar de novo nesse site.
Meus respeitos.

Morani

Bonassoli disse...

E quando Hollywood fez um filme de guerra em que um satélite mostrava em detalhes os movimentos de um soldado perdido "Atrás das Linhas Inimigas" (é este o título?) eu achava que era firula de cinema. Mas não é de se duvidar que os fulanos nos EUA nos espiem bem mais do que imaginemos.

Marco Antonio Zanfra disse...

Meus poucos, fiéis e cultos leitores nem chegaram a perceber - ou, se perceberam, tiveram a delicadeza de manter-se calados - mas eu havia acentuado erroneamente as palavras paranoico e paranoia neste texto. Questão de hábito. As novas regras ortográficas e eu ainda teremos muitos arranca-rabos.

Cintia disse...

Mas Morani, achei o maximo voce se ver na foto do satelite!
Fiquei ate com inveja!

Fabiano Marques disse...

Belo texto cara!

Vico disse...

Confesso que, depois de assistir a esse episódio, eu fiquei com vontade de pedir desculpas ao Bart, porque acreditei de fato que ele tinha endoidado. Os remédios tinham deixado o garoto fora da casinha, foi a conclusão. No fim, ele demonstra que, mesmo sem a gente perceber, há vários olhares alheios sobre nossas vidas.

Anônimo disse...

Sem essa de ficar se julgando vigiado. Bem faz a Cíntia, que quer mais é aparecer na foto. Se estiverem mesmo me vigiando, não vão saber nada além do que eu sei. E o que eu sei é que minha vida não vale 0,01% do custo da tecnologia empregada na espionagem via satélite.

Cintia disse...

Anonimo, tirou daqui haha
Por que alguem ia querer me espionar, eu.. uma, no meio de bilhoes de pessoas deste mundo, com uma vidinha tao pra la de ordinaria, tao anonima quanto voce aos olhos do atelite espiao...Vou descobrir a proxima vez que ele vai passar por minha casa e subir no telhado tambem :)

Eliz disse...

É Zanfra com a liberação da Internet, em meio a Blogs, Comunidades, e-mails, entre outros, não podemos nem pensar em privacidade... O pior são a inteceptações, você nem imagina o que os detentetores de algumas tecnologias fazem em nossas correspondências eletrônicas.

Ricardo Kotscho disse...

caro amigo zanfra,
minha vida tá tão corrida que só agora consegui ler teu blog com calma. tá muito bom, com assuntos bem variados e bem escrito. toca o pau. conta mais histórias desta bela cidade, dá umas dicas pros leitores, o povo gosta disso.
abração.

Carlos Martí disse...

Que cidade? Perdi alguma coisa?

Marco Antonio Zanfra disse...

A sugestão do Kotscho é que eu escreva mais sobre Florianópolis, um assunto que certamente teria grande repercussão entre os leitores paulistas.

Blog do Morani disse...

07/04/09

Aos incrédulos:

Eu não afirmei em meu comentário, sobre o satélite espião, que eu tivesse noção de sua passagem por sobre Nova Friburgo em uma época qualquer; apenas disse que ao acessar o site pude ver minha cidade e, deslocando o meu mouse, achei o meu bairro Perissê e dentro dele a minha rua com as nossas casas e os carros estacionados defronte de cada qual. Levei a seta até ao local onde está a minha residência. Vi muitos telhados dos vizinhos, mas também vi minha laje e nela uma pessoa em que me reconheci, de boné, e lógico que congelada a imagem. Se foi sorte, não sei. Eu estou lá, achem ou não ser verdadeira a minha afirmativa. Uma pessoa de 74 anos, como eu, não tem razão de inventar uma situação que era por mim desconhecida. Não sei se essa imagem ainda existe ou se são deletadas depois de algum tempo, mas é fácil saberem: acessem o site, procurem Estado do Rio, cidade Nova Friburgo, bairro Perissê e corram por ele com os mouses. Lógico que vocês terão dificuldadeS em achar a RUA,que não há nomes, mas se correrem boa parte delas hão de encontrar essa imagem que me deixou igualmente surpreso. Em meu papel de carta - por ainda usar papel comum para escrever cartas(não uso sempre e-mails), mandei imprimir assim:

"Mario Augusto de Moraes Machado
Rua Campos Salles, 55 sobr.-Perissê
Nova Friburgo - RJ"

"A VERDADE ACIMA DE TUDO"

Faço da verdade a minha bandeira, e só "invento" no momento da criação de minhas estórias e de meus personagens. Não lhes guardo mágoas, mas em um mundo em que a MENTIRA campeia solta não os culpo pelas dúvidas, que são sadias. Já se dizia na Sagrada Escritura: "Provem os espíritos, não aceitando como verdadeiros os primeiros, mas os que vêm da parte do meu Pai" (palavras do Homem Jesus. Minhas considerações.

Morani

Marco Antonio Zanfra disse...

Não entendi seu desabafo, Morani. Alguém aqui duvidou de sua foto feita pelo satélite? Li e reli várias vezes todos os comentários e não encontrei nenhum que pusesse em dúvida sua afirmação. Se há incrédulos, eles certamente não estarão entre nossos fiéis colaboradores.

Blog do Morani disse...

07/04/09

Não sou pessoa de polemizar ou deblaterar sem motivos. Peço desculpa por lançar em seu democrático espaço um perfil polêmico. Se lhe pareceu um desabafo o meu comentário, sobre a veracidade do fato narrado, foi sem aquelas intenções, mas, sim, uma confirmação de uma verdade acontecida sem que eu, de longe, supusesse realizada.
Baseei-me no comentário da leitora Cintia, que declara que subirá no telhado de sua casa para ser "apanhada" pelas lentes do tal
satélite. Então, para me por a salvo desse naufrágio de interpretações, retiro o que disse sem o menor constrangimento, contudo, reafirmando a veracidade do fato. O que ganharia eu com uma inverdade ou invencionice? Nada, não é mesmo? Poderia passar por prepotente? Sim, poderia. Por gabola? Também. Não sou nem um nem outro; sou simplesmente um seu leitor que se descobre com espaço para comentários. Mais uma vez, declino meus sinceros agradecimentos pela atenção,pois não desejo ser nem um pouco foco de polêmicas nem polemizador, ainda mais num espaço que não é meu. Com respeito.
Morani

Marco Antonio Zanfra disse...

A Cíntia - minha prima, que mora em Aurora, perto de Chicago - não estava duvidando da veracidade de seu comentário, mas afirmando que ela, sim, gostaria de aparecer numa foto assim. Por isso, subiria no telhado para tentar a sorte de aparecer num escaneamento feito pelo satélite. Ela deixou claro, na essência de seus textos, que não via nada de mais em ser "observada" por olhos eletrônicos. E, pelo que entendi, ela não se importaria nem mesmo se os olhos estivessem estabelecidos em outra galáxia.

Blog do Morani disse...

08/04/09

Entendido, Zanfra. Sobre o assunto nada mais tenho quanto à lisura de sua prima em seu comentário. Meus respeitos a ela e a você que, pacientemente, procurou dirimir dúvidas. Sobre ele, me calo para sempre. Ponto final. Quanto a mim, espero poder continuar recebendo seus blogs. Grato.

Morani