segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dízimo virtual

Estava demorando!
No momento em que atinge, segundo os últimos dados do IBGE, mais de 13,5% da população brasileira, a comunidade evangélica já não estava merecendo seu próprio Orkut ou coisa que o valha?
Pois o grupo francês Meetic, multinacional de relacionamentos e dono do site ParPerfeito, acaba de criar o Divino Amor, um site de relacionamento exclusivo para evangélicos, para “suprir necessidades especiais” que os 26 milhões de brasileiros adeptos dessa corrente religiosa não encontram nos Orkut ou Facebook da vida. Além da exclusividade, a grande diferença do Divino Amor está numa exigência que não causa nenhum espanto aos que conhecem a fatia de mercado a que ele se destina: é pago. O perfil pode ser cadastrado gratuitamente, mas, para comunicar-se com outras pessoas, é necessário pagar mensalidade.
Ou seja, os evangélicos terão de desembolsar uma espécie de “dízimo virtual” se quiserem relacionar-se com seus iguais pela internet. E ressalve-se que por “iguais” devem ser entendidos apenas os que professam o mesmo credo religioso, já que os estatutos do site proíbem o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.
A julgar pelas estatísticas do Divino Amor, a receptividade ao site de relacionamento tem sido das mais promissoras: a média de adeptos on-line gira em torno de cinco mil pessoas, “agradecendo por suprir uma carência para o público evangélico”, de acordo com Cláudio Gandelman, presidente do Meetic para a América Latina.
Ele explica que, entre essas carências, está o controle da liberalidade, coisa que não existe nos sites de relacionamento comuns. O Divino Amor tem monitoramento total de fotos e textos que vão ao ar, para evitar que não-evangélicos apresentem cadastros falsos, com textos e fotos ofensivos. “O cadastro entra automaticamente, mas o texto e as fotos são aprovados num segundo momento. Não é colocado no ar para depois ser retirado. No nosso caso, nem entra no site”.
Mas nem tudo são flores nessa iniciativa: o blogueiro Fernando Ortega, da Igreja Cristã da Família, diz que não vê necessidade de gastar para encontrar outras pessoas na rede, já que outros sites de relacionamento estão disponíveis para todas as facções religiosas, sem restrição. Apesar de condenar relações que se iniciem pela internet, Ortega define que a idéia do grupo Meetic “é apenas um outro meio de ganhar dinheiro, e não de ajudar as pessoas a se relacionar”.
De minha parte, se me permitem meus poucos e ecumênicos leitores, acho que o blogueiro disse o óbvio: está para nascer iniciativa evangélica que não tenha o lucro como atividade primeira. E, como disse no início, acho até que demorou muito para que os mercenários da fé descobrissem esse riquíssimo nicho de mercado.

23 comentários:

Gleydson disse...

É uma pena que tudo caia nesse "clichê" quando se fala do pessoal evangélico... Como em todos os grupos, sempre vão ter aqueles que puxam as estatísticas e/ou a opinião pública pro fundo do poço.

Sobre a página de relacionamentos, acho difícil vingar, porque na internet a maioria ainda não quer pagar por nada.

Abraços!

cintia disse...

o Edir deve estar se roendo de raiva por nao ter tido essa ideia antes!

Eliz disse...

Oi Zanfra,

Na minha opinião, independente da comunidade, procurar um parceiro no mundo virtual é o fim... Se na vida real já é difícil acertar, imagina encontrar alguém realmente sincero nestes sites de relacionamentos. Nada contra as pessoas que utilizam este mecanismo de namoro, inclusive tenho amigas que procuram na net o par perfeito.

bjão!

Vico disse...

Devo discordar do Gleydson: o mercantilismo que tomou conta da religião, especialmente as de raízes evangélicas, não é um clichê. É fato. Pode até haver igrejas que não desejem provar que o reino dos céus será dos pobres extorquindo todos eles, mas a grande maioria, a que arrebanha maior número de fiéis, só pensa em dinheiro, numa verdadeira venda de indulgências. Como eu disse, há exceções: a Igreja Batista, a Assembléia de Deus, a Pentecostal... Mas a porcentagem de seus adeptos nesse bolo de 26 milhes de brasileiros?

Blog do Morani disse...

Concordo com o Zanfra e com o Vico e tenho mais a acrescentar para desmascarar esse interesse de enviar "almas" gêmeas ao Paraiso Eterno, porém, antes, abrir canal de relacionamento, aqui mesmo na Terra, entre fiéis dessa Igreja do Divino Amor e de outras evangélicas. Diz um dos muitos vaticínios bíblicos: "Quando a palavra do Senhor entrar pelos tetos das casas, será o fim desse sistema de coisas". O que está havendo é que a maioria das igrejas evangélicas estão desesperadas por se alinharem àquelas que estão no Reino Terrestre com polpudas contas em casa bancárias. Que me perdoem o evangélicos sérios e fiéis à Palavra do Senhor, mas é assim mesmo a inversão de valores: primeiro, riqueza terrena e, após, a celestial. Sinais dos tempos!

cilmar machado disse...

Péra aí! Não houve um Papa, Leão XIII, se não me engano, que vendia indulgências, prometendo a salvação d'alma do crédulo fiel? Então, os evangélicos, com anos de atraso usam da mesma artimanha só que, em tempos modernos, através da sacolinha, das doações espontâneas, da abertura de caminhos, etc. Como já foi dito, há Igrejas Evangélicas sérias, mas a maioria...
Podem passar a sacolinha!...

Regina disse...

Achei legal, afinal, a internet é para se comunicar..

Marco Antonio Zanfra disse...

É legal, mesmo, Regina. Mas seria mais legal ainda se os pobrezinhos não precisassem pagar nada, além das prestações que já pagam para garantir um terreninho no loteamento do Criador. Pô, os caras já deixam o suado dinheirinho na igreja, para pagar o carro importado do pastor... Ainda é pouco para os mercenários da fé?

Blog do Morani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Morani disse...

Blog do Morani disse...

Cilmar Machado, meu caro comentarista, se o papa foi Leão XIII o livro "O Grande Conflito" de Ellen G. White não esclarece, mas aponta um emissário do tal papa que vendia indulgências: Tetzel, que viajava pela Europa vendendo as tais papeladas com perdão para crimes passados, presentes e futuros, mas só aos fidalgos e aos que eram "forrados" por imensas fortunas; entretanto, é bom que eu esclareça: nesses tempos, um cidadão que tivesse em sua residência mais de dois tamboretes era considerado rico. E agora? Isso nos leva a crer que a venda era indiscriminada. Quer dizer: foi um Papa quem iniciou esse lucrativo negócio, tenha sido ele Leão XIII, Inocêncio III ou qualquer outro.

Marco Antonio Zanfra disse...

Grande Morani! Devemos agradecer por um homem com uma cultura dessas frequentar assiduamente este espaço!

Cintia disse...

Cada vez mais me apego a ideia de que as Religioes sao instituicoes criadas pelo Homem e, sendo assim, com uma intencaco embutida. Horror o que fazem em nome de religiao, seja ela qual for.. A minha fe, se ainda a tenho, nao foi terceirizada ainda.. Nao preciso de atravessadores..

Marco Antonio Zanfra disse...

A religião nada mais é do que o exercício do poder e da dominação dos mais fracos pelos mais fortes (ou um pouquinho mais espertos).

cilmar machado disse...

Morani:
Obrigado por elucidar minhas dúvidas. Pelo visto, como observou o Zanfra, você é o PAPA no assunto. Melhor que certos evangélicos que não são nem Leão III ou Inocêncio II e sim PAPA TUDO dos fiéis... rs rs rs
Um abraço amigo.

Serafim disse...

CINTIA

Sei não,mas acho que o Edir Macedo deve ter alguma participação no esquema.Se acha que ele ia perder uma oportunidade dessas.
Abraços

Blog do Morani disse...

Gente minha: apenas leio muito,pesquiso, investigo comparando obras sobre determinados assuntos a outras de diferente autor, anoto (não tenho mais nada a fazer)e agradeço a deferência dos amigos a este humilde leitor que deseja, sempre que possível, colaborar de maneira correta aos bons blogues. De quantas dúvidas já não me tirou o Zanfra e seus amigos? Agora, essa da Cíntia foi demais! Estou a rir até o presente momento e tenho certeza de que irei para a cama com a alma mais leve, Ó Cintia!

Marco Antonio Zanfra disse...

Ora, a questão da boa cabeça da Cíntia é uma pura e simples herança genética!
Ninguém é Zanfra impunemente!

Kafka disse...

Não vamos assinar embaixo sua pretensão. A Cíntia até pode ter sido auxiliada pela genética, mas é bom lembrar que ela agora está no primeiro mundo, alimentando-se melhor - diz que ovos com bacon fazem bem para o cérebro - e em contato direto com mentes certamente mais abertas e iluminadas do que as que encontraria por aqui!

Cintia disse...

Meu caro Kafka,
Meu cerebro foi criado no Brasil.. agora e so manutancao, e bacon com ovos nao entram no meu cardapio com frequencia.. Mas se come muita porcaria por aqui, ha que se estar vigilante..

Morani, quando a gente ve tanto sofrimento neste mundo, fica dificil acreditar em alguma coisa!

Primo: Estou pensando em vender meus "geneticamente-privilegiados ovulos" para o bem da humanidade ;)

Marco Antonio Zanfra disse...

Será que ainda dá tempo?

cintia disse...

para a humanidade ou para os meus ovulos?

Fabiano Marques disse...

Que mercado hein!
Agora tem o R7, o Divino Amor....
Ta crescendo, tá crescendo a fé da turma.
Zanfra, faz um curso de pastor!

Marco Antonio Zanfra disse...

Eu, como pastor, levo todo mundo para o Inferno, skindô-lê-lê...