segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Líder por incompetência (dos outros)

Não apostei a sério porque meu grau de insanidade não chega a tanto. Mas fui embora na sexta-feira garganteando, mais por otimismo do que por qualquer outra coisa: querem apostar que, mesmo sem entrar em campo, o Palmeiras vai continuar líder do Brasileirão?
Se apostasse seria louco de pedra. Apenas um ponto separava o Verdão de seus mais diretos concorrentes, Internacional e São Paulo, dois timaços, para falar o mínimo. Quer dizer: bastava um empate diante do Vitória, em Salvador, para que os colorados nos ultrapassassem na tabela – já que seriam beneficiados pelos critérios de desempate – ou uma vitória simples do São Paulo diante do combalido Santo André, que está na zona de rebaixamento, para que o Palmeiras começasse a amargar a vice-liderança. Com a combinação dos resultados, então, seríamos empurrados para o terceiro lugar. Que a gente estaria fora da ponta era mais ou menos o que a lógica predizia, né?
Mas quem disse que o futebol obedece a alguma espécie de lógica? O Inter tomou dois a zero – e um vareio – no Barradão; o São Paulo passou sufoco diante de Marcelinho Carioca e seus companheiros, teve um pênalti contra si não marcado e amargou empate em um a um, que, embora o tenha deixado com os mesmos 44 pontos do Palmeiras, não foi suficiente para a ultrapassagem na classificação, já que nosso saldo de gols é maior (14 contra 10).
Ou seja: como não jogou, o Palmeiras não fez por merecer para continuar líder; os outros é que fizeram por merecer para continuarem atrás dele. Não boto muita fé no Verdão contra o Cruzeiro na quarta-feira, em Belo Horizonte, mas e daí? Os concorrentes não têm competência para ultrapassá-lo na tabela... Especialmente o Internacional, que vive arrotando superioridade e, em duas oportunidades para assumir a ponta, tomou foi duas tungadas, para calar a boca, tchê!
Entre os dois – se algum dia a lógica funcionar – o São Paulo, apelidado de “Jason” por sua torcida, merece um pouco mais de respeito. Mas ainda não entendi o porquê do “Jason”: por renascer nos meses de Julho-Agosto-Setembro-Outubro-Novembro, como dizem alguns, ou por assemelhar-se ao personagem de “Sexta-Feira 13” e reaparecer quando todos tinham certeza de que estava morto?

Estou começando a ficar com medo do que possa acontecer com a profissão de jornalista, depois que a obrigatoriedade do diploma foi derrubada. O portal Comunique-se publicou matéria dando informações sobre um curso de 45 horas que, ao custo de R$ 40, transforma qualquer um num “cyber repórter de sucesso”. No site da empresa que fornece o curso: “Diploma não é necessário. Para trabalhar como jornalista, faça um curso rápido”. Ou seja, humilhou de vez...
E o jornal “Diário Catarinense”, para completar, publicou anúncio nos classificados deste domingo oferecendo vaga para “Auxiliar de Redação”. Ora, e o que faz um auxiliar de redação? O anúncio não responde, mas, no meu tempo, qualquer pessoa que trabalhasse numa redação sem exercer a função de jornalista podia ser considerada auxiliar de redação: contínuos, copeiros, recepcionistas...
Como o jornal exige curso superior (não especificado) em andamento e domínio da língua portuguesa, além de oito horas de trabalho (a jornada do jornalista é de cinco horas), a função parece ser um pouco mais técnica, embora obviamente com salário abaixo do por enquanto em vigor piso salarial do jornalista. Que tal algo semelhante a um estagiário, que tenha a função de auxiliar o repórter a redigir? Digamos, por exemplo, que o repórter pare de escrever engasgado com uma dúvida de grafia e apele ao auxiliar: “E aí, auxiliar de redação, escrevo desinteria ou disenteria?”
O auxilar, que está ali para isso, resolve o problema num piscar de olhos: “Escreve caganeira, que todo mundo entende.”

29 comentários:

Assis Ângelo: disse...

grande zanfra!
prefiro o corinthians e com partidas transmitidas por rádio.
aliás, rádio ou ráido chamemos o axiliar de plantão.
grnde abraço.

Cintia disse...

Agradeco o respeito dispensado ao meu Sao PAulo..

Leio muito o UOL e, nao sei se pela distancia da lingua portuguesa em que me encontro, as vezes tenho que ler um paragrafo diversas vezes para entender o sentido da frase.. Certas coisas soam muito ruim aos meu ouvidos.. Uma das novas modas e usar o verbo possuir para tudo! Esta certo se dizer "possui 20 anos de vida" ?
Aposto que nao sao jornalistas..

Ricardo Kotscho disse...

até quando?????

Marco Antonio Zanfra disse...

Pergunta retórica, caro Kotscho: quando o seu São Paulo passar, o Palmeiras deixa de ser líder!

José Luiz disse...

Zanfra, os Frias conseguiram: vão acabar com os jornalistas; só não sabem que, depois, vao acabar com o jornais também.
abs

Carlos Martí disse...

É possível que saibam que estão acabando com os jornalistas e que não se importam muito com isso, sempre e quando possam continuar fazendo sair a fornada diária de "seja lá o que for isso que publicam".

Cintia, PARABÉNS!!!! e desculpe pelo atraso.

Marco Antonio Zanfra disse...

Ele está vivo!!!

Carlos Martí disse...

Depende do ponto de vista, meu caro.

Vico disse...

Admiro seu senso crítico: é difícil um torcedor que reconheça que seu time não joga nada e só o líder do campeonato porque os outros times também não jogam nada. Mas acredito que, nivelando por baixo, o futebol brasileiro só tem a perder. No ano passado, o São Paulo foi campeão com 75 pontos ganhos, 31 a mais do que o Palmeiras e o próprio São Paulo têm hoje. Com 44, o Figueirense foi rebaixado. Se o Palmeiras vencer o Cruzeiro na quarta-feira - o que eu acho muito difícil - e vencer todas as outras 13 rodadas que faltam para terminar o Brasileirão, chegará a 86 pontos. Mas quem acredita que um time nesse nível em que está agora vai alcançar 14 vitórias consecutivas? Ainda mais com um técnico retranqueiro como o Muricy?

Marco Antonio Zanfra disse...

Ora, não se paga nada para sonhar. E o senso crítico não inibe o otimismo. Mas que os palmeirenses estão com saudades do Jorginho, ah, isso estão!

fábio mello disse...

Está escrito nas estrelas. Ou, melhor: nas cinco estrelas que compõem o escudo do terror azul que o Parmera vai enfrentar, amanhã à noite, no Mineirão: será a vez do verdinho tropeçar nos astros, distraído. No domingo, o Maior do Mundo assume a ponta. Para nunca mais deixá-la.

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
E eu que nos meus tempos de estudante de jornalismo, pensava em complementar o curso (bastante técnico), com um curso de história ,esecialização etc etc...
Veja só...o caganeira ops,auxiliar , ah deixa pra lá.
bjussss
Sonia Carotta

Bonassoli disse...

Voto com o relator: os outros é que fizeram por merecer ficando atrás do Parmêra.

Em tempo, não é o Inter que arrota superioridade, mas a mídia e os torcedores fanáticos. Apesar de colorado, só acredito em título quando se ergue a taça.

cilmar machado disse...

Estou com o Bonassoli: só acredito em título quando a taça é erguida! Nada como um dia depois do outro. Aguarde que o Coringão irá reagir...
Qto às pretensões do jornal catarinense em contratar alguém nas condições que especifíca, acredito que, dado a não obrigatoriedade do diploma de jornalista, só poderá ser para o cargo de ombudman! Em época de Lula o que mais se pode esperar?...

Marco Antonio Zanfra disse...

Por ser brincadeira sua, mas um ombudsman viria a calhar no DC, porque o que eles erram!!!

Marco Antonio Zanfra disse...

Palmeiras 2 a 1 no Cruzeiro... Pois é, Fabião, nós "pisamos" (e não "tropeçamos") nos astros (as estrelas do escudo do Cruzeiro), como diz a letra de "Chão de Estrelas", de Orestes Barbosa e Sílvio Caldas. Mas não estávamos "distraídos". Estávamos, pelo contrário, arrasadores!

Marco Antonio Zanfra disse...

E estamos três pontos na frente do "Maior do Mundo"...

ruiSTRADAMUS disse...

Não contaremos somente com a incompetência dos outros.Venceremos ontem,de virada,o Cruzeiro.Então,as quatro bestas do apocalipse,ceifarão as cabeças dos demais incompetentes,consolidando a vantagem na tabela daquele cujo tapete estende-se sobre um jardim suspenso.Para alegria de muitos,a equipe que não tem tapete verde próprio,irá proximar-se do G4(uma surra de 4 do Goiás).

Marco Antonio Zanfra disse...

É a primeira vez que eu vejo uma profecia no passado: "venceremos ontem"! Mas, como dizia o ministro Roberto Campos, no Brasil até o passado é imprevisível...

ruiSTRADAMUS disse...

Não é que a profecia esteja no passado,o comentário é que foi atrasado.

Cintia disse...

Os astros do Cruzeiro e que estavam distraidos..

Kafka disse...

Com três pênaltis não marcados pelo juiz, até eu...

Cintia disse...

Primo, por que voce nao adota a Pituca?
O Lancelot ia adorar uma amiguinha..

Marco Antonio Zanfra disse...

Qual Pituca, aquela cadelinha "de estimação" da Penitenciária de São Pedro de Alcântara que estava servindo de alvo aos tiros dos agentes penitenciários? Ela não merece sofrer nas mãos, ou nas patas, do Lancelot, coitadinha!

Cintia disse...

Ela mesma! Acho que voce tem razao.. Agora ele merece um pouco de descanso..
O gente ruim!

Cintia disse...

Em novembro vou visitar minha mae.. Vai a Sao PAulo?

Serafim disse...

Caro Zanfra

E eu pensando que vc,respirando os ares de Floripa,tinha virado Figueira.

Abraços

Marco Antonio Zanfra disse...

Serafim: Até chego a ter uma ligeira simpatia pelo Figueira. Mais pela antipatia em relação ao Avaí - cujo campo fica no caminho de casa e costuma complicar o trânsito em dia de jogo - do que por outra coisa. Mas, como diz a máxima: se você muda de cidade, tem de transferir o título de eleitor, o documento do carro e a carteira de motorista; mas não há lei que te obrigue a mudar de time.
Cíntia: é muito mais fácil você, de férias, vir a Florianópolis do que eu ir a São Paulo!!!

Marco Antonio Zanfra disse...

Atualização rápida
O Palmeiras venceu o Atlético Paranaense no sábado e chegou aos 50 pontos, mantendo a ponta. Seus concorrentes mais diretos empataram - o São Paulo, com o Corinthians (1x1), e o Internacional, com o Flamengo (0x0) - e perderam posições: o Goiás assumiu a vice-liderança, deixando o São Paulo em terceiro e o Inter em quarto.