segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pesadelo assassino

Antes de começar o texto desta semana, quero deixar bem claro aos meus poucos mas solertes leitores que em momento algum passou por meus inocentes neurônios qualquer idéia nebulosa a respeito do uso real do tema central desta postagem. O assunto tocou-me apenas pelo inusitado, e portanto não pressupõe qualquer intenção futura de utilização como, digamos, um eventual álibi. Feita a necessária ressalva, prossigamos:

Um britânico de 59 anos, acampado com a mulher de 57, sonhou que um ladrão havia invadido a barraca em que ambos dormiam e ele – o marido – no afã de defender-se, atracou-se com o invasor. Com histórico de sonambulismo, é explicável que ele tenha traduzido em gestos o calor de seu combate onírico. Como, é claro, não havia invasor algum – pois, não custa nada repetir, tratava-se de um sonho – com quem diabos ter-se-ia atracado o zeloso britânico?
Uma xerox autenticada de algumas páginas do sonífero livro "Norte das Águas", do imortal José Sarney, para quem respondeu “a mulher dele”. Pois o paladino do camping juntou-a pelo pescoço, reuniu as forças recuperadas que algumas horas de sono haviam proporcionado e só parou quando a pobre coitada – ou melhor, o assaltante invasor – rendeu-se à própria inferioridade e sucumbiu.
Ao acordar – a nota da BBC não esclarece se foi em seguida ao embate, ou se ele teve tempo de recompor as energias dispendidas na defesa de seus domínios – o britânico percebeu a mulher jogada como um trapo velho sobre o colchonete, teve um atino do que poderia ter acontecido e pediu ajuda:

"Acho que matei minha mulher. Meu Deus... Achei que um ladrão tinha entrado. Eu estava brigando com ele, mas era ela... Eu devia estar sonhando. O que eu fiz? O que eu fiz? Vocês podem mandar alguém aqui?", disse ele à atendente do serviço de socorro.
Se a expressão “um trapo velho sobre o colchonete” não foi suficiente para definir a extensão do dano causado à pobre britânica, esclareço que ela já estava morta quando marido acordou. Quando os socorristas chegaram, ele tremia e chorava enquanto repetia que a mulher, com quem estava casado havia 39 anos, era tudo para ele.
A promotoria entende que, na hora em que matou a mulher, o réu – que sofria de distúrbios do sono desde a infância – estava dormindo e sua mente não tinha controle sobre o que o corpo fazia. Pode ser considerado um caso de “automatismo insano”, segundo prevê a lei britânica, e, por isso, ele poderá ficar preso indefinidamente, enquanto se submete a tratamento psiquiátrico.


Sem querer parecer cético em excesso, eu só acho estranho que, em 39 anos de casado, ele nunca tenha somatizado seus pesadelos, antes, agarrado ao pescoço da mulher.

22 comentários:

Blog do Morani disse...

Blogger Blog do Morani disse...

Perfeito meu caro Zanfra:

O último parágrafo do seu comentário deixa pairar dúvidas a respeito dos 39 anos sem somatizar seus pesadelos atentando, bem antes, contra a "existência" de um invasor de seu lar e se agarrando ao pescoço da esposa como se fosse o do ladrão. Durante todo esse tempo, teve bastante oportunidade de sonhar com a mesma situação e a de praticar igual luta. Sei não... Essa história está mal contada e com uma pitada de aventuras esquisitas como as dos livros do grande romancista inglês Charles Dickens. O álibi oferecido não foi dos mais convincentes, acho eu. Meu falecido irmão Jansen, investigador de polícia, diria
categórico: "crime passional travestido de onirismo". Esse irmão foi atacado por seu melhor "amigo", enquanto dormia, e assassinado depois de duas horas de luta dentro de casa da Ilha do Governador, no ano de 1949. Ainda vivia, ao ser incendiado pelo tal Murilo. Motivo? Crime passional.

23 de Novembro de 2009 12:17

Vico disse...

Eu li sobre isso. Diz que o camarada toma remédio para depressão e para controlar o mal de Parkinson, mas antes da viagem interrompeu a medicação para que ela não atrapalhasse seu desempenho sexual. Ou seja: era para ser uma lua de mel e acabou em tragédia. Hummm, nosso caro ex-repórter policial Zanfra, assim como nós, parece estar sentindo um cheirinho meio estranho no ar...

Marco Antonio Zanfra disse...

Esse "cheirinho meio estranho" eu até consigo explicar: é que o ar condicionado de minha sala está sem funcionar há três semanas.

Gleydson disse...

Car***o!!! Que situação... Ainda bem que você "esclareceu" no começo! Rererere...

Abraços!

Anônimo disse...

Eu acredito na história do inglês. Porque tenho um primo que sonhou que estava com uma vontade danada de ir ao banheiro. Como estava no mato, foi atrás de uma moite e, para se limpar, arrancou uns capins da própria moita. Acordou levando uma surra da mulher:
- Oscar!!!O que você está pensando? Fez cocô na cama e ainda por cima arrancou uma mecha de pentelhos meus??Você pirou????



abs
José Luiz

Marco Antonio Zanfra disse...

Putz! Esse seu primo vale um capítulo à parte.

LIGUE OS PONTOS disse...

Tenho um cunhado,que enquanto adolescente,adora surfar na cama durante a madrugada.Ficava em pé na cama,rebolando como se estivesse em altas ondas.Enquanto o sono não vinha,vivia colando catota do nariz na parede,como se,quando já tivesse reunido um número suficiente,fosse brincar de ligue os pontos.Invariavelmente,essa coletânea de catotas,durante uma crise de sonambulismo,transformava-se em dragões.E ele ,amante dos filmes de lutas,tinha sempre a missão de exterminar tais dragões,socando e chutando a parede,até que os pais vinham acudi-lo.

Se cunhado fosse bom... disse...

Se por acaso você decidir "acampar" com a minha cunhada,por gentileza,faça-o somente após o mês de janeiro,já que ela é uma excelente anfitriã.

cilmar machado disse...

Achei interessante e até jocosa (humor negro, é bem verdade!) a história do inglês sonhador. Pareceu-me ilógica e fantasiosa, mas passível de acontecer. Faltou apenas a informação se o Código Penal brasileiro prevê crimes em iguais circunstâncias. Apelo aos juristas amigos que também acompanham o Zanfra. Mas, cá pra nós, o texto deu inúmeras idéias para muita gente. Se você for sogra, por exemplo, não se admire se de uma hora para outra, seu genrinho sonâmbulo a convidar para acampar...

Marco Antonio Zanfra disse...

Rui:Sua cunhada está com o pé atrás. Mesmo com a ressalva prévia que fiz na postagem, ela está falando em dormir na sala ou com a porta do quarto aberta, por garantia. Imagine se ela toparia uma proposta de "lua de mel na barraca"...
Cilmar: O parágrafo 1º do artigo 28 do Código Penal diz que "é isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito - ou seja, ele não se embriagou para tomar coragem de cometer o crime (grifo meu) - ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento". Eu mesmo já cobri o caso de uma briga entre dois catadores de papel bêbados, em que um matou o outro e foi absolvido pela "embriaguez fortuita".
Ao que me consta, não há previsão legal para os casos de "automatismo insano" no CP, mas creio que a situação seja adaptável à legislação.

Kafka disse...

Acho que, se está previsto em lei penal, é totalmente aceitável que o homicídio involuntário aconteça. Os britânicos não colocariam tal possibilidade em lei, caso ela não fosse factível.

Gennara Vitti disse...

Sou forçada a concordar com o Kafka: o que há de tão extraordinário no fato de um sonâmbulo representar fisicamente o que passa pelo sonho e acabar sem querer esganando a própria mulher, já que o sonambulismo é, em essência, a representação física do sonho? Vocês acham que ele esperaria 39 anos para matá-la?

Serafim disse...

Caro Zanfra

Acredito na história por experiência própria.Três "causos" para vc meditar:

1- Após alguns meses do nascimento do meu filho,sonhei que o estavam raptando.Acabei quebrando o criado-mudo e fraturando um dedo do pé.

2- Quebrei um dente da patroa sonhando que lutava boxe (a "brincadeira" ficou cara).

3- Cheguei a ter uma Choperia aqui em Cerquilho.Em uma bela madrugada (3 horas)a esposa me pegou no quintal da casa,eu só de cueca,trazendo-me mansamente para dentro enquanto eu afirmava que tinha que abrir a choperia.

Obs:Fora as escoriações pelo corpo ao cair da cama sonhando que estava despencando em um poço.

Já faz anos que não tenho mais esses problemas porém,imploro explicações.Não é brincadeira não,amigo.

Abraços

Marco Antonio Zanfra disse...

É, alguns sonâmbulos começam quebrando o dente da patroa. Outros dispensam os intermediários e pulam direto no pescoço...

Ricardo Câmara disse...

Prezado Zanfra;
Talvez a culpa não tivesse sido do britânico, e sim de Morfeu por cobrar uma grande dívida do passado. Nesse caso, o Deus dos sonhos não proporcionou uma boa dormida para o cidadão inglês.De qualquer maneira, ele (o britânico) é réu confesso e a legislação daquele país poderá mantê-lo no cárcere por tempo indeterminado, pelo visto, pois uma pessoa de comportamento onírico descumunal,se voltar à vida normal, outras vítimas surgirão se ousarem um contato com o tal sonâmbulo.Agora só não entendo o porquê do tratamento "psiquiátrico", se durante toda a sua vida aquele indivíduo já sofria de distúrbios durante o sono e não previram uma possível trágica situação dessa, ou melhor,não houve cura!

Fabiano Marques disse...

Zanfra, tenho uma lista de pessoas que poderiam dormir ao lado do Senhor Pesadelo.
O que vc acha?

Marco Antonio Zanfra disse...

Eu acho, Fabiano, que faltaria espaço na cama.
E o Ricardo tem razão: se tratamento psiquiátrico resolvesse, deveria ter sido iniciado 50 anos antes. Quem sabe teria evitado a morte de uma pobre inocente.

Vico disse...

A ideia do Fabiano é ótima, mas é missão impossível para um sonâmbulo só. É preciso criar uma tropa de elite só de sonâmbulo para cumprir essa tarefa cívica.

Rosângela disse...

Prezado Zanfra,
Espero que estes comportamentos não sejam aplicados ao trânsito, pois do jeito que a coisa vai, com mãe esquecendo filho dentro do carro, pai jogando filho de janela, criança morrendo por causa de briga no trânsito,não será estranho se um motorista qualquer quiser justificar seu excesso de velocidade por estar sonhando que está competindo com algum campeão de fórmula 1.
Quanto ao caso do britãnico, será que ele teria atacado este bandido se ele tivesse 20 anos menos?

Marco Antonio Zanfra disse...

Posso estar enganado, mas acho que alguns sonâmbulos devem dirigir melhor do que muitos motoristas que cruzam meu caminho diariamente.

Luiz Padovani disse...

Que bom saber de você, graças ao seu comentário no blog inventado pelo Nereu.
E também bom saber de seu blog bem humorado. Vamos manter contato. Fisicamente, logo estaremos mais perto: lá por fevereiro vamos trocar Zumbi/RN por Pinhal Alto/RS, perto de gramado.

Marco Antonio Zanfra disse...

Do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul? Isso é o que eu chamo de antípoda. Na passagem por Florianópolis, pede para o caminhão de mudança dar uma buzinadinha...