segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Silêncio! Gravando!

Sei que o colunista Tutty Vasquez já tocou no assunto, mas não custa insistir: dá para acreditar que ainda exista gente ingênua o suficiente para participar de falcatruas sem imaginar que possa estar sendo filmada? Principalmente quando do outro lado do guichê está alguém com fama de chantagista e que responde a quase trinta processos por improbidade?
Podem observar: seres humanos comuns e honestos, como nós, ficam ressabiados ao entrar num elevador, por exemplo, porque sabem que correm o risco de ser apanhados, por uma dessas câmaras de segurança, escarafunchando inocentemente as fossas nasais. Nas ruas, nas lojas, nos terminais de ônibus... Foi-se o tempo em que aquele cartaz Sorria! Você está sendo filmado! tinha o caráter de piadinha. Agora, é real: você está sendo filmado MESMO! A gente não anda dez metros sem ser alcançado por uma lente. E sabe disso.
E no entanto a turma do panetone conseguiu entregar tudo assim, de mão beijada. Não passou pela cabeça de nenhum deles, aparentemente, que aquele cara que estava distribuindo o dinheiro – chamado (o cara que distribuía o dinheiro) pelo próprio Arruda, depois de o escândalo ter sido deflagrado, de “herança maldita do governo Roriz” – era tão confiável quanto um eletricista com soluço.
A Folha deste domingo descreveu o equipamento de espionagem que Durval Barbosa deve ter usado para nos mostrar os locais que a turma do panetone escolhe para malocar o dinheiro recebido de forma, digamos, transversal: uma câmera de vídeo adaptada ao botão do paletó, incluindo ali um microfone imperceptível; na parte de dentro do paletó, um aparelho de MP4, com bateria capaz de aguentar de quatro a oito horas de gravação.
Ou seja: coisinha básica, que até mesmo um Agente 86 daquela versão antiga saberia operar sem contratempos. Nada de escuta por satélite, nada de varredura por infravermelho, nada de câmaras telescópicas. Tudo facilmente detectável. Só faltou mesmo uma plaquinha acesa no peito de Barbosa indicando, em vermelho, que eles estavam “no ar”.
Embora não tenha vivência nesse universo paralelo – caso eu operasse com “caixa dois”, as duas estariam no vermelho – sei por noção que ninguém é confiável. E que alguns, em algumas situações, são ainda menos confiáveis que os outros. Portanto, se tivesse de dividir algum suado dinheirinho ilegal entre bolsos, meias e cuecas, sei que seria necessário ter certeza de que o resto do planeta não estaria acompanhando essa operação ridícula.
Se eu, honesto até a raiz de meus vários cabelos brancos, sei disso, como é que a turma do panetone não sabe?

Prometi a mim mesmo que não falaria nisso, mas o assunto está atravessado em minha garganta: que tipo de técnico de futebol assume a direção de um time que está na liderança e termina o campeonato na quinta colocação?
Citando mais uma vez Tutty Vasquez: ainda bem que o campeonato acabou; se tivesse terceiro turno, capaz de o Palmeiras terminar sendo rebaixado.

29 comentários:

Assis Ângelo: disse...

Pois é, Marco.
Cada dia, um novo escândalo surge neste nosso Patropi. Esse aí será esquecido já, já, pois outro virá logo logo para ocupar o seu lugar.
Eita, Brasil!
Abs,
Assis

Eliz disse...

Oi Zanfra,

Coincidentemente a capa da veja desta semana é sobre o natal dos safados. Estamos em pleno mês de dezembro, próximo as datas festivas, e os presentes para o povo brasileiro são notícias como esta. Temos culpa em tudo isso, não apenas por escolher os nossos políticos, mas principalmente por não ser melhor que eles em seus atos.

Vico disse...

Parabéns! Você escreveu com a mesma desfaçatez com que eles estão inventando desculpas para justificar mais essa vergonha.

José Luiz Teixeira disse...

É por isso que devemos lavar a mão com alcool depois de pegar em dinheiro. Não sabemos por onde aquelas notas passaram...

Gleydson disse...

O pior é o cara de pau ainda dizer que não era ele, que não sabia de nada. 'Tá tudo ali, mas não foi o figura.

Quanto ao porco, meus pêsames. :-)

Abraços!

Ricardo Câmara disse...

Prezado Zanfra;

Os escândalos na política nacional chegaram a ponto tão indecoroso que politiqueiros preferem a meia, a cueca, a bolsa, dentre outros meios escusos, para esconder as propinas, frutos do tributo que circula no País e vai parar nas mãos de tais inconsequentes parlamentares que se locupletam do poder.
A divisão parece seguir uma certa ordem, ou seja, quanto maior a participação do tratante, mais significativo é o quinhão recebido pela "bravura" das falcatruas em detrimento do erário. Porém a partilha nem sempre dá para satisfazer gregos e troianos, pois há sempre um que se acha prejudicado e resolve desarticular a quadrilha pelo ato da delação.
Sem nenhum dado oficial contábil, para não chegar ao conhecimento da Receita Federal, começa a partição: "uma pra mim, uma pra mim, outra pra tu!" E observa-se que alguém dessa súcia saiu lesado nessa contabilidade fajuta e resolve detonar o restante da cambada, que aos poucos cai no esquecimento na memória curta do povo.

Kafka disse...

Engraçado: eu uso meia, sapato, cueca... e até hoje ninguém me procurou para "fazer um depósito". Será que estou andando com as pessoas erradas?

Serafim disse...

CARO ZANFRA

Quanto ao Panetone:Isso aqui ho ho,é um pouquinho de Brasil yá yá.

Quanto ao futebol:Eu,como torcedor da Lusa,sei o que o amigo tá passando com o Palestra e o Figueira.

Abraços

Cintia disse...

Eles sabem perfeitamente que ficarao impunes, entao nao estao nem ai para possiveis cameras..

Alem da arrogancia que esse povo tem, eles tem a certeza de que o crime compensa..

cilmar machado disse...

Sei que fujo um pouco do assunto, mas há certa correlação entre a bandalheira e corrupção que vivemos e as próxima eleições. O nosso colega de Brasília, Olavo de Carvalho, divulgou no Correio Brasiliense de hoje(08/12):
¨Pelo noticiário dos últimos dias, os leitores devem ter tomado consciência de que são governados por um indivíduo que se gaba de um crime de estupro, real ou imaginário, e revela sentir uma nostalgia profunda dos dias em que os meninos do interior do Nordeste mantinham relações sexuais com cabritas e jumentas. O que não sei é se percebem o grotesco, a infâmia, a abominação de continuar a chamar esse sujeito de Vossa Excelência, quando Vossa Insolência seria muito mais cabível, fazendo de conta que estão diante de um cidadão respeitável quando estão mesmo é de joelhos ante um sociopata desprezível.

Nenhum político do mundo jamais fez declarações tão insultuosas à moralidade geral e à simples dignidade humana. Muito menos as fez e permaneceu no cargo. Lula não só permanecerá como fará tranquilamente a sua sucessora, porque a sociedade brasileira inteira já se acanalhou ao ponto de aceitar como decreto divino tudo o que venha do "Filho do Brasil". Todos preferem antes ser humilhados, achincalhados, envergonhados ante o universo, do que correr os riscos de uma crise política. Sabem por que? Porque foram reduzidos a uma tal impotência que já não têm meios nem de criar uma crise política.¨

Daí,julgo eu, a corrupção em todos os níveis de governo é mera consequência. O que vocês acham?

cilmar machado disse...

A bem da verdade, quanto a procedência do artigo que citei, dizem que foi publicado na Folha de S. Paulo de 27.11.2009, mas parece que não está disponível na internet (só para assinantes da Folha). Dezenas de fontes se referem ao artigo. Duas das fontes mais "respeitáveis" (Veja e Estadão) estão nos links abaixo. Parece que o artigo (do César Benjamin) virou pivô de uma guerra...

http://http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dias-sordidos/www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-reage-a-acusacao-de-violencia-sexual,473364,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-reage-a-acusacao-de-violencia-sexual,473364,0.htm

Marco Antonio Zanfra disse...

É, parece que Folha + César Benjamin, com o binômio antijornalismo + canalhice de que lançaram mão com a publicação do citado artigo, conseguiram dar um sopro de vida à combalida neodireita...

Marco Antonio Zanfra disse...

Recebi e-mail do neto de nosso amigo Morani - que reproduzo abaixo - e tenho certeza de que todos os poucos mas condescendentes leitores do blog torcem por seu total restabelecimento e sua volta ao nosso espaço:

Meu vô hoje no supermercado teve uma vertigem e perdeu os sentidos.
Ele tava com Léia. Foi levado pro pronto socorro. Passou la duas horas e retornou pra casa. Foi problema de má circulação. O doutor mandou ele ficar de repouso o dia inteiro. Sem poder responder a vocês pediu pra mandar este e-mail mas amanhã pensa que poderá voltar pro computador.

Guigui Machado

Serafim disse...

CARO ZANFRA

Melhoras ao Morani.Seus comentários são um deleite neste BLOG.

Abraços

Ricardo Câmara disse...

Que o seu retorno à página do blog Fala,Zanfra! seja breve, mantendo um excelente estado de saúde, caro Moroni.
Saudações;
Ricardo Câmara

Fabiano Marques disse...

Vídeos de falcatruagens!!! Eis os salvadores da pátria!!!
Agora, em SC, o que todos querem ver são as gravações que envolvem o esquema de fraude na venda de combustíveis arquitetado por empresários e por autoridades de governo.
Será que vamos poder assistir ou o TJ vai segurar isso em nome do segredo de justiça?
Será que é para isso que vale o segredo de justiça?
Sei não....
Zanfra, prometo aparecer mais por aqui. Logo, logo, entro em férias. rsrsrsrs

Marco Antonio Zanfra disse...

O pior, Fabiano, nessa falcatrua dos combustíveis, é a posição de alguns que se dizem jornalistas, como o Prisco, afirmarem que o envolvimento do Pavan na história tem caráter meramente político. A explicação: a Polícia Federal é subordinada a Tarso Genro, que é candidato no Rio Grande do Sul!!!
Como diria minha avó, que era costureira: o que é que tem o cós com as calças?

Marco Antonio Zanfra disse...

Em tempo: vai sair de férias de novo?!?!?!

Fabiano Marques disse...

Férias!!! O melhor momento do ano!!

Blog do Morani disse...

Oi minha gente boa que se hospeda neste espaço pra lá de ótimo! Passei grande susto apesar de me ter acontecido outras vezes, mas a cada vez penso seja a última, por ser mais demorada, mas, como o afogado que escapa aos molhados braços da amiga Morte, cá estou de volta depois de passar tempo mais que suficiente acamado, por bobagem. O que são desmaios? Simplesmente cérebro mal oxigenado. E daí? Morani vai ficar para semente? Nada disso. Morani ocupará seu espaço na Vida enquanto houver um mínimo de reserva de energia. Sensibiliza-me sobremaneira a solidariedade do líder Zanfra e amigos comentaristas. Viremos, pois, a
mesa:
Escarafunchar as aletas nasais dentro do exíguo espaço de um elevador ainda não pode ser considerado "crime de lesa moral". Pior são outros detalhes menos éticos flagrados pelas câmaras nem tanto secretas. Pior ainda é um eletricista com soluço! Já imaginaram? Se esses "empobrecidos" homens públicos não usam a massa encefálica para desconfiar desse enxerimento, ou são "viciados" em patifarias ou têm complexo de atores. Esse Arruda, já flagrado antes em hábitos escusos, não está nem aí para mais um delito. Razão: o eleitor tupiniquim parece ser tão ou mais ingênuo que os "pobres" que iriam receber os "panetones" e os índios de Roraima, que sabem até falar inglês, mas não o português. Pra finalizar: deixaram o Mengão sentir cheiro de título. Não pode, meu caro Zanfra. Abraços a todos.

Marco Antonio Zanfra disse...

Grande Morani. Não poderíamos ficar uma semana sem um comentário seu: o Fala, Zanfra! viraria um Gagueja, Zanfra!
Mas o Arruda já está cogitando desfiliar-se do DEM para evitar o incômodo da expulsão, assim como ele renunciou ao mandato para não ser cassado no episódio do placar eletrônico. Quem vê, até começa a pensar que ele tem vergonha na cara!

Vico disse...

Pois é, o Arruda desligou-se dos "demos" e evitou mais um constrangimento... Fico torcendo pelo constrangimento maior, que é a rejeição nas urnas. Será que é esperar muito?

Cintia disse...

Esses artigos sao a cara dos Repuclicanos americanos...

Marco Antonio Zanfra disse...

Esses "artigos"? Que "artigos"?

Blog do Morani disse...

Obrigado meu caro amigo por sua deferência e às dos demais amigos neste espaço registradas. O Fala Zanfra sempre será o Fala Zanfra, com suas abordagens inteligentes e atualizadas. Não nos falte, nunca, essa literatura diversificada a cada semana, pois, ai sim, o que seria de Morani e dos outros seus leitores comentaristas? Tenham todos um Feliz Natal e sonhos de um Brasil diferente que tem sido às mãos dessas súcias de sujeitos maculados pela virose crônica da corrupção. Abraços a todos.

12 de dezembro de 2009 08:49

MONFRAQUÍSSIMO disse...

O que mais marcou-me em matéria de escuta clandestina,foi quando o conceituado jornalista Carlos Monforte,Tv Globo, conversa com o então ministro Rubens Ricúpero,e este,depis de entregar toda a estratégia política do candiato FHC,recebe a triste notícia que a conversa "em of" poderia estar sendo divulgada,desculpem a o gerúndio de telemarketing, via antena parabólica.

Marco Antonio Zanfra disse...

Embora todo mundo soubesse que funciona assim em qualquer instância - "divulgamos apenas o que nos interessa" - aquela pisada do Ricúpero ficou na história por ser, possivelmente, a primeira envolvendo um ministro de Estado. Hoje, diante das opções de gravações à disposição, provavelmente ele nem perderia o cargo.

Cintia disse...

Artigos como os que o Cilmar citou, sobre o Lula.. Nao interessa nem um pouco a verdade, apenas jogar no ar um monte de estorias.. Criam vida..
Pode ser verdade, pode nao ser, mas isso nao importa..
Na campanha eleitoral, eram inumeras babaquices que a Fox divulgava sobre o Obama... Atingia o povinho na cheia! Entao, ele era muculmano (crendo-se que todo muculmano e terrorista). Logo, Obama era terrorista.. e por ai vai..

Marco Antonio Zanfra disse...

Pois é, prima: com a publicação do artigo do César Benjamin - sem a mínima preocupação com a checagem de uma informação que, numa análise rasteira, colocava em questão a integridade moral de ninguém menos que o presidente da República - a Folha rasgou em pedaços seu próprio Manual de Redação. Mas a iniciativa deu resultado: é só bater palmas que os loucos saem dançando e vociferando contra "o apedeuta que nos governa".