segunda-feira, 5 de abril de 2010

Deus e Darwin na Terra do Sol

Pesquisa do Datafolha divulgada na Sexta-feira Santa dá força a uma nova teoria para o surgimento da raça humana na face do planeta. Segundo essa pesquisa, mais da metade da população acreditam que Deus tenha colocado no mundo um casal de macacos – ele, Adão; ela, Eva – e a prole daí resultante teve o desenvolvimento acompanhado criteriosamente por Charles Darwin.
Ou foi o contrário: Charles Darwin teria colocado os dois macacos no mundo, e o desenvolvimento da prole daí resultante foi acompanhada criteriosamente por Deus.
Sei que a pesquisa não diz exatamente isso, mas creio que em essência o resultado é esse: 59% da população acreditam tanto em Deus quanto na teoria de Darwin, ou tanto no criacionismo quanto no evolucionismo. Para essa maioria simples da população, as duas teorias não se anulam, mas se completam: os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhões de anos, a partir de formas menos evoluídas de vida, mas com Deus guiando esse processo de evolução.
A pesquisa aponta, porém, conceitos radicais de ambos os lados: 25% acreditam que Deus criou os seres humanos de uma só vez, em algum momento nos últimos dez mil anos, praticamente do jeito que são hoje. Outro grupo menor, com 8% de adesão, acha que os seres humanos se desenvolveram ao longo de milhões de anos a partir de formas menos evoluídas de vida, mas sem a participação de Deus nesse processo.
De meu lado, acho que, mais interessante do que desvendar um dos mais intrincados mistérios do passado, é garantir que o futuro seja menos misterioso: a partir do momento em que o homem passou a destruir inapelavelmente o ambiente em que vive, ele começou a negar a teoria de Darwin – não há mais evolução, mas involução, no, ao que parece, caminho sem volta para a própria extinção.
Ou a humanidade volta a “uma forma menos evoluída de vida” – que pelo menos preservava o planeta – ou Deus vai ser mesmo obrigado a mandar o Apocalipse.

Tenho o mau hábito de comentar filmes que já assisti diante de pessoas que ainda não os assistiram, de modo a, ainda que inconscientemente, estragar as surpresas do enredo. Não que eu me importe com o final da história – acho que o importante é o filme em si, e não deixaria de assisti-lo se soubesse o desfecho – mas já cheguei ao cúmulo de levar minha mãe para ver Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu e reproduzir para ela cada gag ou piada que menos de um segundo depois seriam apresentadas na tela.
Já escrevi neste blog que não ia mais ao cinema, só via os filmes em DVD e, por isso, podia comentá-los sem risco de contar o final, mas acabei tomando uma reprimenda de meu amigo José Luiz Teixeira, pois comentei justamente um filme que ele ainda não havia assistido. Quer dizer, sempre vai ter gente que ainda não viu determinado filme e você sempre vai correr o risco de estragar tudo.
Mas pior do que contar o final é ser conhecido por contar o final. Nesse caso, qualquer coisinha que você disser – mesmo que seja sobre a cor dos olhos da atriz – vai parecer que antecipou todos os mistérios. Experimente assistir à Paixão de Cristo e dizer que aquele ator barbudo morre no final!
Minha filha Mariana às vezes exagera em suas críticas. Ela me atacou por ter estragado a surpresa em Sexto Sentido só porque eu disse que o final era surpreendente. Ora, final surpreendente pode ser o ator principal transformar-se numa perereca verde, pode ser qualquer coisa.

Acho que, nesse caso, a fama de contar o final me antecedeu, mas não acho que o fiz. Estragar a surpresa foi o que eu fiz no sábado, depois de, na noite anterior, termos visto Defendor, filme com Woody Harrelson que ainda vai entrar em cartaz. Meu genro, que tinha iniciado a sessão conosco mas foi dormir mais cedo, perguntou se o filme era bom e eu respondi, sem pensar:
— É bom... mas ele morre no final!

21 comentários:

Anônimo disse...

Uma contribuição para seu tema desta semana, que tirei da Wikipedia:
Pierre Teilhard de Chardin (Orcines, 1 de maio de 1881-Nova Iorque, 10 de abril de1955), foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entre ciência e teologia. Através de suas obras, legou-nos uma filosofia que reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e sua teologia. Disposto a desfazer o mal entendido entre a ciência e a religião, conseguiu ser mal visto pelos representantes de ambas. Muitos colegas cientistas negaram o valor científico de sua obra, acusando-a de vir carregada de um misticismo e de uma linguagem estranha à ciência. Do lado da Igreja Católica, por sua vez, foi proibido de lecionar, de publicar suas obras teológicas e submetido a um quase exílio na China.

Abs
José Luiz Teixeira

Marco Antonio Zanfra disse...

Wiki é cultura! E o coitado, desprezado por cientistas e religiosos, certamente seria bem visto por 59% dos brasileiros.

Cintia disse...

E a Sarah Palin propaga por ai que os Homens e Dinossauros conviveram.. Parece que esses creacionistas tem ate um museu onde la estao, lado a lado.. Se calhar ate voavam de carona nos ptero.... sei la!

Aqui, quando um jornal ou qualquer site vai comentar um filme e pode "entregar" alguma coisa, eles logo poe: *spoiler alert!!*
Vove deve aderir e colocar o alerta. Assim, quem ler sera por propria conta!

cilmar machado disse...

Cíntia:
Concordo com a Sarah Palin, que parece ser da Era Palin...tossaura! rs rs rs
Até hoje os homens convivem com muitos monstros pre históricos, notadamente os cleptossauros, existentes em abundância em nosso meio político... rs rs rs
Um abraço amigo.

Anônimo disse...

Prezado Zanfra
"Pra não dizer que não falei de flores", é claro que tenho muita curiosidade sobre a origem,não só humana,como de tudo.E é lógico que semprre existirão as controvérsias sobre tudo. O que me espanta é o fato do homem que é considerado animal racional,criar os meios mais sofisticados,ou não, (aqui demonstro que sou fã de Caetano rsrsrs),possíveis de levarem à extinção a própria espécie.Veja só...eu sempre pensei que eram os tiranossauros , a espécie, de políticos, que predominava na capital federal.Mas você tem razão....o final de Sexto Sentido,foi muito surpreendente.Só que sou capaz de assistí-lo sempre que tiver oportunidade.
bjusssssssssssssssss

Marco Antonio Zanfra disse...

Cíntia: Eu quase não escrevo sobre filmes - eu conto na lata, mesmo! Em conversas informais, manja? Não tenho com avisar ao meu interlocutor: "Se você não quiser saber de mais detalhes sobre o filme, pare de conversar comigo!"

Cintia disse...

haha.. Eu tambem.. Geralmente, numa conversa, deixo escapar: "- Voce viu tal filme? Aquele em que o marido da mocinha era o bandido?

Cintia disse...

A proposito, voce viu o filme da Ilha, com o Di Caprio?

Marco Antonio Zanfra disse...

Sim, mas não vou te contar o final!

Vico disse...

Pegando carona na pergunta da Cíntia sobre o filme "A Ilha do Medo", vocês não acham que algumas coisas ficaram meio no ar, meio inexplicadas, apostando na justificativa básica de que a gente não sabe, no filme, o que é real e o que é delírio do personagem? Para mim, alguns nós não foram bem amarrados.

Anônimo disse...

Criacionismo ou evolucionismo, qual deles vale??? Se partir para o criacionismo, sou obrigado a acreditar nas Lendas dos Silvícolas sobre a criação do mundo de dos próprios indios, porque não? Acho melhor o evolucionismo com o DIVINO DEDO DE DEUS!!
Por falar em filmes, voces sabiam que a Biblia do filme O Livro de Eli era um exemplar para cegos....contei!!!!

Marco Antonio Zanfra disse...

Depois eu é que levo a fama...
Quanto ao comentário do Vico, concordo: também achei que algumas coisas não batem, mesmo considerando a alegada "realidade virtual" do personagem.

Gennara Vitti disse...

O resultado dessa pesquisa me surpreendeu, porque eu achava que o brasileiro era mais crente, menos confiante nas coisas que tivessem a ver com a ciência. 59% acreditam que a espécie humana nasceu de formas menos evoluídas até chegarem ao estágio em que está hoje? Surpreendente! Mais espantoso ainda é apenas 25% crerem que Deus fez o mundo em sete dias, criou Eva a partir da costela de Adão e deu-lhes três filhos homens. Só queria que esses 25% me explicassem como é que três filhos homens - ou dois, se contar que um foi assassinado - conseguiram procriar sozinhos (incesto, já que a única mulher no planeta era a mãe deles?).

Marco Antonio Zanfra disse...

Seja mais condescendente, Gennara: se esse pessoal acredita na versão mais simplificada - porque é mais fácil de entender - como é que você quer que eles expliquem o mistério da procriação?

Blog do Morani disse...

Embora tenha pequeno conhecimento sobre Adão & Eva - aquele apreendido em criança, hoje sou os que defendem a não existência do casal adâmico; tivessem sido as primeiras criaturas criadas por Deus, os seus filhos - Caim e Abel não retornariam para os pais com famílias formadas: esposas e filhos. De onde teriam os rapazes encontrado outros seres humanos?
A Criação é uma realidade como o é a Evolução. Não podemos negar o progresso; o materialismo, que tornou muitos cientistas céticos, teve que pronunciar a palavra "Evolução". Não se vai contra Deus como Criador defendendo esse princípio, porque o próprio Universo evoluiu e continua a evoluir sob a "batuta" dessa Consciência Cósmica que a tudo preside através de suas Leis Eternas que também evoluem, para acompanhar e dar suporte aos corpos químicos ainda em formação - novas estrelas, novos mundos. Não sou eu quem diz e sim Pietro Ubaldi em sua magnifíca obra "A Grande Síntese", que presentemente estudo.
Muito bom esse desafio lançado aqui pelo nosso amigo Zanfra.

Marco Antonio Zanfra disse...

Ô, Morani, que susto! Para quem é um dos primeiros - se não o primeiro - a comentar no blog, chegar só na quarta-feira à tarde deixa a gente com um pé atrás...

Kafka disse...

Não tem mistério nenhum a origem da humanidade. Adão e Eva eram o casal padrão, responsáveis pelo serviço de relações públicas do Senhor, mas não significa que eram os únicos. Convenhamos: Deus seria muito burro se fizesse apenas um casal para povoar esse mundão todo. Depois daquele episódio da maçã, Ele falou: "Ah, é assim? Então vou encher esse espaço de gente e vocês vão ver o que é bom para a tosse!" Foi aí também que começou aquele programa Troca de Famílias e as sacanagens do tipo swing...

Blog do Morani disse...

Meu caro Zanfra:

Eu jamais faltaria com a minha humilde colaboração a esse blog sério e jocoso, ao mesmo tempo, o que o torna muito saudável. É que tive problemas com o Banco Itau, encarregado dos pagamentos das aposentadorias. Com as enchentes no Rio, todo o sistema de informática foi para o espaço. Caminhei muito por dois dias seguidos, pela manhã e pela parte da tarde atrás do meu. Chegava mortinho à casa. Tenho agora o mais fabuloso dos problemas relacionados aos rins em pandareco: gota! De gota em gota fico com os joelhos doloridos e as plantas dos pés comichando, mas não paro! Por fim, ontem, consegui, enfrentando filas quilométricas, resolver meu recebimento. Já havia lido o seu comentário, excelente a um debate, mas cadê coragem de sentar e enfrentar o teclado do meu PC e por a cabeça a funcionar? Os demais comentários estão excelentes e o do Kafka irreverente, mas delicioso como uma comédia antiga ou um manjar de côco. Deus não o castigará por isso.

Marco Antonio Zanfra disse...

Assim esperamos. Do jeito que a coisa anda, não posso perder um colaborador por força de castigo divino!

Anônimo disse...

Deus ou outra fonte inexplicável: de algum lugar a vida deve ter surgido. A evolução da espécie só seria possível se houvesse algo a partir de onde evoluir. No meu tempo de escola, falavam em geração espontânea... ora, mesmo a geração espontânea requer elementos para gerar algo. E de onde veio esse algo? Esse talvez seja o maior mistério do mundo. Para as pessoas não terem que ferver seus miolos tentando explicar o inexplicável é que surgiu a figura do Criador, que do nada fez tudo.
Gérson/

Ricardo Câmara disse...

Com relação ao ser humano, consta-se que o tal surgiu Há 60 milhões de anos, na Era Cenozóica, a mais recente, ressaltando que muito antes de nossa formação, já existiam outras espécies de vidas o que se deduz nossa existência prematura. Quanto às divisões históricas têm muito aprofundamento, principalmente a partir da escrita por volta de 4000aC onde realmente começa a história. Agora no que se refere à criação, há um simbolismo que somente sob a égide de um exegeta é que se pode compreender a evolução humana dentro do contexto bíblico.