domingo, 28 de outubro de 2012

Babe, babe, babe, oooowww...

A gente sabe, ou pelo meno imagina, que o mundo das celebridades está cheio de esquisitices. Dizem que de perto ninguém é normal – tampouco nós mesmos – mas existe um precipício entre não ser normal e ter uma vida com uma quota diária de esquisitices a serem cumpridas. Não deve ser fácil. E, aliás, também não deve ser moleza aguentar o protagonismo da esquisitice: não fosse o móvel de chocar a opinião pública e manter-se em destaque na mídia todo dia, acho que poucos suportariam a provação.
Esse garoto, Justin Bieber, por exemplo, acho que suportaria porque é esquisitinho de origem. Cheio de ideias e atitudes estranhas, ele chegou ao cúmulo – vejam só! – de namorar um hamster, animal cujo nome científico é Selena Gomez. Mas não foi o esquisitinho, e sim o pai desse hamster, quem acrescentou algumas esquisitices ao já rico cardápio do genro. Vale ressalvar, porém, em defesa do esquisitinho Bieber, que algumas esquisitices são tão esquisitas que fazem supor que a grande esquisitice é o próprio sogro do menino.
Vejamos: diz o ‘TMZ’, site americano de gossips, que o señor Gomez abriu queixa contra o genro, acusando-o de trair a filha, de engravidá-la e não custear o aborto e de afanar seu cartão de crédito para comprar cocaína e um aparelho para aumentar o pênis (sabe-se que, sob efeito de drogas, os idiotas acreditam em tudo). E mais: disse que um outro cantor (?!), Usher (desculpem a ignorância, mas nunca ouvi falar), foi até sua casa no 4 de Julho e o sodomizou com um fogo de artifício, enquanto cantava ‘Fireworks’, de Kate Perry.
Esquisito, né? Mas não é um conjunto de acusações injustificável. A própria situação do denunciante o isenta de responsabilidade por qualquer aparente desequilíbrio: quem, mesmo as pessoas mais cordatas e comportadas, manteria a lucidez com um foguete enfiado em certa área sensível e estratégica do corpo?

Sei que vou mexer num vespeiro, mas vá lá: minha dúvida é se existia antigamente esse papo de tráfico de influência, clientelismo, favorecimento, mamatas etc. O antigamente a que me refiro não é antes de Cristo ou depois de Cristo, mas o durante.
Minha dúvida tem uma razão simples: quem eram os 12 Apóstolos? De onde surgiram, como foram escolhidos – concurso público, indicação, teste vocacional – e por que foram premiados com a eternidade, se, para os outros santos do calendário católico, é uma recompensa que demanda uma batalha muito árdua para ser conquistada?
É só acompanhar a hagiografia. Todos os santos são sofredores, mártires, com uma vida de privações e provações... e, depois de mortos, ainda têm de provar que são capazes de promover uns dois milagres. Não é fácil ser santo. Quem acompanhou a campanha pela santificação de Madre Paulina, em Santa Catarina, sabe o quanto a luta foi dura.
Mas, e os outros?
Que credenciais tinha Pedro para ascender à santidade ao final do ‘mandato’ do chefe, como quem recebe uma secretaria de governo por ter ajudado na campanha eleitoral? E, ainda, com cargo de chefia, no Setor de Portaria e Protocolo...
E os outros: São João, São Marcos, São Mateus, São Judas... todos eles foram mártires, sofredores, viveram em privações e provações? Ou, simplesmente, ocuparam cargos de confiança com promessa de efetivação sem concurso público, além de assinarem co-autoria naquele livrão best seller que é uma coletânea de textos de vários autores?
Se eles fossem do PT, já teria neguinho pedindo CPI...

2 comentários:

Mario Augusto de Moraes Machado (Morani) disse...

Olá, Zanfra!

É sempre renovado prazer ganhar espaço neste seu espaço democrático. E por ser democrático, sinto-me à vontade para comentar seus textos sempre oportunos.
Não entendo muito sobre as vidas esquisitas desses astros juvenis que ganham notoriedade muito cedo. Muitos foram eles - astros e estrelas - que logo, logo caíram ao esquecimento de seus fãs. Um deles foi o artista da série "Esqueceram de mim", I, II, e acho que até III.
Justin Bieber colhe hoje, pelo que soube através de todos os tipos de comunicação, essa mesma indiferença que assolaram outros tantos "astros" e "estrelas" hollywoodianas. Esses não são o foco principal de meus interesses como ser humano, embora leia sobre esses fatos; mas esses não me emocionam ou me reservem maior interesse ainda. Ele, o jovem Bieber, pois, se ajuste à normalidade da existência e tenha mais compostura, longe daquela que o fez “namorar” um inocente “hamster”. Ora bolas... Era só o que me faltava.
Quanto ao tráfico de influência eu, por meu lado, ignoro se o havia à
época de Cristo ainda vivo. Pedro, o líder natural do grupo que servia a Jesus, negou-o por três
vezes; Tomé, incrédulo, queria por os dedos às feridas do crucificado redivivo; João foi primo de Jesus e sem influência de vulto; Marcos, médico, presenciou as curas de doentes por seu líder maior: Jesus; dois foram os Judas, mas apenas um o traiu e o vendeu ao Poder Romano.
Mateus foi cobrador de impostos e, pois, visto com desconfiança pelos demais. Quem deu a Pedro o "status" que ele tem entre os católicos, foi um dos muitos Papas; que poder tinham, portanto, esses escolhidos por Jesus, para manejarem tráfico de influência, visto não terem
mudado o destino de morte cruel e indigna sofrida por seu Mestre? Foi Jesus quem os escolheu e não eles se ofereceram ao Pregador das Boas Novas. A maioria levou vida de privações e de provações; foram martirizados, e a única promessa que lhes foi feita por Jesus era o de estarem ao seu lado no Paraíso de Deus ao deixarem a vida terrena. O
valor desses homens está justamente na confiança de terem trocado o certo pelo duvidoso. Muitos morreram sem chegar a conhecer a Essência Divina de Jesus. Creram Nele pela fé e à confiança depositada a um nazareno; os nascidos em Nazareth foram pessoas, em princípio, mal vistas pela população em geral. Não foi fácil a Jesus convencer homens embrutecidos por suas origens humildes e sem muito estudo. Valeu Zanfra. Obrigado pela oportunidade.
Abraços.

Cíntia Zanfra Abney disse...

Quem levou o rojao do Usher no traseiro: Bieber ou o sogro? Estava aceso ou apagado? Haha Acho que se merecem...